Sofala – (14/03/2017) – A Vice-Presidente do Conselho de Administração (CA) do INSS, Maria Salomão, solicitou há dias a delegação provincial de Sofala a intensificar o trabalho de consciencialização dos Trabalhadores por Conta Própria (TCP) sobre as implicações da falta de canalização das contribuições ao Sistema de Segurança Social.
A administradora do CA do INSS fez este apelo após ter sido informada que muitos TCP tem sido inscritos no Sistema ao nível da província de Sofala, mas poucos deles tem efectuado o respectivo pagamento de contribuições, pondo em causa a sua protecção social.
Maria Salomão fez este apelo durante a visita de trabalho que efectuou de 7 a 9 de Março corrente à província de Sofala, para se inteirar do funcionamento do Sistema naquela parcela do País.
Durante o informe apresentado pelo respectivo delegado provincial, Daniel Simbanai, a administradora do INSS ficou a saber que dos 851 TCP inscritos até ao momento em Sofala, apenas 108 é que remetem regularmente as suas contribuições no Sistema.
No encontro que manteve com os funcionários, no qual fazia-se acompanhar pelo Director do Seguro Social, Aniano Tamele, e pelo técnico do Departamento Central de Recursos Humanos, Silvano Mondlane, Maria Salomão desafiou igualmente a delegação provincial a se preparar para o cumprimento das acções integradas na 2ª fase do Projecto de Modernização e Informatização do Sistema, denominado SISSMO-Pagamento.