Nampula – (15/03/2017) – A Direcção Distrital do INSS de Monapo, na província de Nampula, passará a contar, nos próximos tempos, com novas instalações, no quadro dos esforços visando o melhoramento das condições de atendimento aos utentes do Sistema de Segurança Social.
Para o efeito, foi lançada esta Segunda-feira naquele ponto do País a primeira pedra para a construção do edíficio onde passarão a funcionar os serviços do INSS.
O acto do lançamento foi presidido pelo administrador do distrito de Monapo, e contou com a presença do director provincial do Trabalho, Emprego e Segurança Social de Nampula, do delegado provincial do INSS, do presidente do Conselho Municipal da Vila do Monapo e de representantes de parceiros sociais.
Discursando no acto, o administrador distrital de Monapo, Carlos Ramos, enalteceu o facto daquele distrito ter sido contemplado para a construção de um edifício de raiz para o funcionamento dos serviços da Segurança Social.
Segundo aquele governante, o distrito de Monapo já merecia um edifício daquela envergadura, uma vez possuir muitos trabalhadores que descontam para a Segurança Social pertencentes a grandes empresas, como é o caso da Matanuska, Sisaleiras de Ramiane, Mecuco e Jagaia, Olam e Alfa Agricultura.
O director provincial do Trabalho, Emprego e Segurança Social de Nampula, Domingos Sambo, disse que a construção daquele edifício faz parte das acções levadas à cabo pelo INSS um pouco por todo país, com o objectivo de proporcionar atendimento condigno aos utentes e melhorar as condições de trabalho dos funcionários.
Apelou ao empreteiro da obra para cumprir com os prazos estipulado para a construção daquela infra-estrutura.
O edifício, cujas obras de construção terão a duração de 6 meses, ocupa uma área de 414 metros quadrados e comportará, dentre vários compartimentos, sala de reuniões, tesouraria, secretaria, arquivo geral, área técnica e sala de pensionistas.
O edifício de Monapo seguirá o modelo das direcções distritais que estão a ser erguidas pelo INSS. Fazem parte do tipo de construções, os edifícios da Manhiça, Vilankulo, Cuamba, Marromeu, Montepuez, Chitima e KaMubukwana, os últimos dois ainda em construção.
A Direcção Distrital do INSS de Monapo foi criada no ano de 1998 e conta actualmente com 105 contribuintes (empresas), 4.825 beneficiários (trabalhadores) e 55 pensionistas. No âmbito da integração dos Trabalhadores por Conta Própria já foram inscritos até ao momento, ao nível daquele ponto do País, 55 trabalhadores.