Maputo – (12/05/2017) – O Director Geral do INSS defende a necessidade de os técnicos da área de informática assimilarem cada vez mais os conhecimentos em matérias de gestão do Sistema de Informação da Segurança Social de Moçambique (SISSMO), de modo a manterem o seu funcionamento.
Alfredo Mauaie falava esta Sexta-feira no encerramento do curso de capacitação de 25 técnicos da área de informática, dos quais 13 pontos focais das delegações provinciais do INSS, em matérias do SISSMO e das TIC´s (Tecnologias de Informação e Comunicação), que decorreu de 21 de Abril a 12 de Maio.
Referiu ser aposta do INSS potenciar os funcionários da área de informática de conhecimentos técnicos, de modo a “domesticarem” o SISSMO. “Domesticar significa termos o controlo, sermos nós os gestores do sistema informático, assim como sermos nós a mantermos o seu funcionamento”, explicou.
O Director Geral instou os formandos provenientes das delegações provinciais para replicarem os conhecimentos adquiridos aos colegas que não tiveram a oportunidade de participarem na capacitação.
Referiu que, no quadro das acções do processo de modernização e informatização do Sistema de Segurança Social, a instituição está apostada em reduzir o nível de dependência das delegações provinciais em relação aos serviços centrais. “É importante que as delegações provinciais funcionem de forma autónoma” salientou.