MINISTÉRIO DO TRABALHO E SEGURANÇA SOCIAL


Sofala – (09/06/2017) – 3172 trabalhadores aderiram à Segurança Social  durante o primeiro trimestre do ano em curso ao nível da província de Sofala. No mesmo período, 236 entidades empregadoras foram inscritas no Sistema. 

 

Ainda no primeiro trimestre de 2017, a delegação provincial do INSS naquele ponto do país, realizou 781 palestras sobre Segurança Social, das quais 92 para Trabalhadores por Conta de Outrem e 689 para Trabalhadores por Conta Própria (TCP), abrangendo no global 1683 beneficiários.   

 

Estes dados foram divulgados, há dias, pelo delegado provincial do INSS de Sofala, Daniel Simbanai, no informe apresentado por ocasião da visita àquela parcela do País, do administrador do Conselho de Administração (CA) do INSS, Gonçalves Zitha. 

 

Com a duração de 5 dias, a visita do administrador do CA do INSS tinha como principal objectivo de fazer o acompanhamento das actividades desenvolvidas pela Segurança Social ao nível da província de Sofala. 

 

No encontro que manteve com os funcionários do INSS, Gonçalves Zitha solicitou aos técnicos para imprimirem maior celeridade no pagamento de prestações, bem como para adoptarem mecanismos de persuação dos TCP de modo a canalizarem regularmente as contribuições ao Sistema, após da sua inscrição. 

 

No quadro da visita efectuada à província de Sofala, o administrador do CA do INSS manteve encontro com o director provincial do Trabalho, Emprego e Segurança Social de Sofala, Jaime Chicamissa, bem como com os representantes dos parceiros sociais, nomeadamente a Organização dos Trabalhadores de Moçambique (OTM), a Confederação dos Sindicatos Independentes e Livres de Moçambique (CONSILMO) e o Conselho Empresarial Provincial (CEP). 

 

A comitiva do administrador do INSS, que integrava igualmente técnicos dos Serviços Centrais, deslocou-se aos distritos de Dondo e Búzi onde, para além de  manter encontros com autoridades administrativas locais, visitou pensionistas do Sistema, tendo, na ocasião, oferecido cabazes contendo produtos alimentares. 

 

Desde a sua institucionalização na província de Sofala, no ano de 1992, o Sistema de Segurança Social possui 7.948 contribuintes (empresas), 177.753 beneficiários (trabalhadores), 8.446 pensionistas. No que tange aos TCP, a delegação provincial conta até ao 1º trimestre do ano em curso, com 997 trabalhadores inscritos.

 


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Skip to content