Tete – (05/10/2017) – 25 pensionistas de velhice, da cidade de Tete e do distrito de Moatize, beneficiaram de consultas de oftalmologia, numa iniciativa levada a cabo pela delegação provincial do INSS.
As consultas aos pensionistas, realizadas, há dias, no hospital provincial de Tete, estão enquadradas nas actividades do programa de Acção Sanitária e Social da Delegação Provincial do INSS de Tete para o ano de 2017.
O atendimento consistiu no diagnóstico de doenças dos olhos e problemas de visão aos pensionistas, o que resultou na identificação de 11 com cataratas, dos quais seis, em situação grave, serão submetidos à cirurgia, enquanto que seis irão beneficiar de próteses oculares (óculos). Aos restantes oito pensionistas foram identificadas patologias e medicados.
Os pensionistas congratularam a iniciativa da delegação provincial do INSS, que possibilitou a resolução dos seus problemas de visão. Noutro desenvolvimento, solicitaram ao INSS para continuar com aquele tipo de iniciativa com “vista a proporcionar o bem-estar dos pensionistas do Sistema”.
De referir que a Delegação Provincial do INSS de Tete proporcionou, no ano de 2016, consultas de oftalmologia a 20 pensionistas de velhice da cidade de Tete e dos distritos de Moatize e Angónia.