Maputo – (18/10/2017) – Membros pertencentes a Associação Nacional dos Jovens Empreendedores (ANJE) enalteceram na manhã desta quarta-feira, em Maputo, a importância da plataforma M-Contribuição (Minha Contribuição, Meu Benefício), lançada pelo INSS.
De acordo com Angelina Laice, membro da ANJE, a plataforma M-Contribuição está a reduzir os casos de descaminho de contribuições por parte dos empregadores, tendo em conta que o trabalhador pode controlar os seus próprios descontos.
“Queremos parabenizar o INSS pela disponibilização da plataforma M-Contribuição, pois eu já viví casos em que o empregador não canalizava as contribuições para o INSS e o trabalhador não tinha como certificar-se disso. Com o M-Contribuição é fácil para o trabalhador poder controlar o seu extracto contributivo, e isso vai desencorajar os empregadores a não canalizarem as contribuições ao Sistema”, disse.
A membro da ANJE fez esta declaração durante a realização da palestra sobre o Sistema de Informações da Segurança Social de Moçambique (SISSMO), dirigida à pouco mais de 30 membros daquela agremiação, provenientes da província e cidade de Maputo.
O evento organizado pela delegação provincial da Cidade de Maputo, enquadra-se nas actividades de divulgação do Sistema de Segurança Social Obrigatória a várias classes profissionais ao nível do INSS na capital do País.
A palestra foi dirigida pela chefe da Repartição de Identificação de Beneficiários e Contribuintes, Hortência Banze, e abordou dentre vários temas, a inscrição dos Trabalhadores por Conta Própria e por Conta de Outrém no Sistema, as prestações pagas pela Segurança Social, bem como sobre os procedimentos para o acesso ao SISSMO e ao M-Contribuição.