MINISTÉRIO DO TRABALHO E SEGURANÇA SOCIAL


Matola – (14/11/2017) – O Director Geral do INSS, Alfredo Mauaie, desafiou a Direcção do Seguro Social a adequar a sua actuação à dinâmicas do campo de Segurança Social.

 

O Director Geral do INSS fez este pronunciamento na abertura, esta segunda-feira, no Municipio da Matola, província de Maputo, do Seminário Nacional do Seguro Social, evento que junta durante quatro dias, técnicos do INSS a nível central e provincial.

 

“Tendo em conta os últimos desenvolvimentos da área da Segurança Social, mormente o estágio avançado da Implementação do Sistema de Informação da Segurança Social de Moçambique (SISSMO), aliada à entrada em vigor do novo regulamento da Segurança Social Obrigatória, mostre-se pertinente que o Seguro Social se reveja em acções de dinamização dos processos, devendo desta forma estar preparada para adequar-se sempre que as dinâmicas do campo da Segurança Social o exijam”, disse.

 

Encorajou o Seguro Social a continuar a apostar na formação dos seus quadros tendo em vista o alcance das metas da profissionalização dos serviços prestados aos utentes do Sistema.

 

Alfredo Mauaie destacou igualmente os esforços do Seguro Social na extensão da cobertura da Segurança Social ao longo dos 28 anos da existência do Sistema, tendo se referido ao facto de terem aderido ao Sistema durante este período mais de um 1300 mil trabalhadores e 89 mil empresas.

 

“Foi devido ao vosso papel que várias acções tendentes a melhorar o acesso à Segurança Social a mais concidadãos vem sendo introduzidas pelas mudanças legislativas, sociais, económicas e culturais. Nesta vertente, esperamos que as reflexões que sairão deste encontro possam melhorar cada vez mais a actuação da área de Seguro Social”, concluiu

 

Estão sendo discutidos no Seminário Nacional de Seguro Social, dentre vários temas, o Módulo Pagamento do SISSMO (Sistema de Informação da Segurança Social de Moçambique), a estrutura orgânica do Seguro Social vs Informatização, a problemática de restituição e reembolso de contribuições, o novo Regulamento de Segurança Social Obrigatória e a Convenção entre Moçambique e Portugal na área da Segurança Social.

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Skip to content