Zambézia – (20/11/2018) – Gestores de recursos humanos de empresas contribuintes da Segurança Social na província da Zambézia foram, há dias, capacitados em matérias de Sistema de Informação da Segurança Social de Moçambique (SISSMO).
No encontro, no qual foram analisados aspectos relacionados com o funcionamento do SISSMO e apresentadas as inovações contidas no Decreto nº 51/2017, de 9 de Outubro, que aprova o Regulamento da Segurança Social Obrigatória, serviu ainda para a auscultação das dificuldades e constrangimentos que se têm verificado no relacionamento entre a delegação provincial do INSS e os utentes do Sistema.
O seminário, que foi presidido pelo director provincial do Trabalho, Emprego e Segurança Social da Zambézia, João Motim, estiveram presentes, dentre vários participantes, representantes de parceiros sociais, dos órgãos da Administração da Justiça, da Autoridade Tributária, da associação de Mulheres Empresárias e Empreendedoras e das Ordens dos Contabilistas e dos Advogados.
Falando aos presentes, o delegado provincial do INSS da Zambézia, Paulo Majacunene, disse que a maior aposta do INSS é concluir e consolidar o processo de modernização e informatização dos serviços da Segurança Social para responder tempestivamente as solicitações dos utentes do Sistema, daí que seja indispensável que os mesmos tenham domínio das ferramentas electrónicas postas a sua disposição.
Os gestores dos recursos humanos congratularam o INSS pela iniciativa, visto ter sido uma oportunidade para o esclarecimento das dúvidas que tinham na interação diária com o SISSMO.
A delegação provincial do INSS da Zambézia pretende continuar a levar à cabo acções de capacitação e auscultação dos utentes do Sistema de Segurança Social, prevendo realizar encontros com os beneficiários (trabalhadores) do Sistema para a massificação da utilização da plataforma M- Contribuição (Minha Contribuição, Meu Benefício).