Maputo – (04/11/2019) – A Ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social, Vitória Diogo, apontou há dias, os desafios do Sistema de Segurança Social Obrigatória, numa altura em que se celebram as principais conquistas neste campo, ocorridas durante o mandato governativo prestes a findar.
“Os resultados das medidas introduzidas ao longo do Quinquénio são físicos e são visíveis aos cidadãos. Embora seja de justiça celebrar estas realizações, as mesmas não nos devem deixar anestesiados, porquanto persistem desafios”, disse.
São desafios da Segurança Social, segundo Vitória Diogo “o aprimoramento dos mecanismos de pagamento de contribuições por parte dos trabalhadores por Conta Própria, a gestão cada vez mais criteriosa dos fundos de reserva e a melhoria dos procedimentos de cobrança da dívida, em articulação com os parceiros sociais, bem assim com as Instituições de Administração de Justiça”, enfatizou.
A titular da pasta do Trabalho, Emprego e Segurança Social fez estas declarações na abertura da Reunião Nacional do INSS, evento que realizou-se de 31 de Outubro e 1 de Novembro no distrito de Namaacha, província de Maputo, no qual tomaram parte, para além dos quadros do INSS, os representantes dos governos distrital e municipal da Namaacha, dos parceiros sociais, designadamente CTA, OTM-CS e CONSILMO
Na ocasião, instou aos funcionários da Segurança Social a “apostar na mudança de atitude e postura, principalmente no atendimento aos utentes, optimizando desta forma a sua forma de ser, estar, pensar e lidar com os beneficiários e contribuintes, procurando permanentemente a excelência”, concluiu.
O encontro tinha como principal objectivo fazer o balanço das actividades do quinquénio, bem como reflectir sobre as políticas e os instrumentos de gestão para os próximos anos.