Manica – (15/05/2020) – A Ministra do Trabalho e Segurança Social ofereceu à Secretaria do Estado de Manica cinco mil máscaras de protecção facial para serem distribuídas às pessoas necessitadas ao nível daquela região do País, no âmbito das medidas de prevenção e propagação de Covid-19.
Segundo Margarida Adamugy Talapa, o gesto do Ministério do Trabalho e Segurança Social e do INSS se junta aos esforços do Governo no Combate ao novo Coronavírus, que já resultou em mais de 100 casos positivos no País.
A entrega de máscaras ocorreu durante a inauguração das instalações da delegação distrital do INSS de Manica na manhã desta Sexta-feira, acto que contou com a presença do Secretário do Estado da Província de Manica, Edson da Graça Macuácua, das estruturas administrativas do distrito de Manica e dos representantes dos parceiros sociais.
O empreendimento erguido no quadro da política de desenvolvimento imobiliário do INSS, ocupa um total de 380m² e comporta diversas áreas de serviço, como atendimento ao público, salas de reuniões e de pensionistas, arquivo, entre outros compartimentos.
Ainda no âmbito das medidas de prevenção à pandemia de Covid-19, a Ministra do Trabalho e Segurança Social ofereceu capulanas à um representante dos alfaiates e modistas inscritos no Sistema através do regime dos Trabalhadores por Conta Própria para a produção de sete mil máscaras no conjunto de cem mil a serem confeccionadas e distribuídas a nível nacional.
Margarida Adamugy Talapa saudou as medidas tomadas pelo INSS no combate à propagação da doença a nível dos funcionários e do público-alvo do Sistema, com destaque para a suspensão temporária da realização da Prova Anual de vida aos pensionistas e a garantia do respectivo pagamento das pensões.
Incentivou o INSS a continuar a contribuir, no âmbito do Programa de Acção Sanitária e Social, com acções que possam minimizar os efeitos da pandemia de Covid-19 na sociedade, tal como esteve presente no passado em momentos mais difíceis dos beneficiários e pensionistas do Sistema de Segurança Social.
Ainda durante a cerimónia de inauguração do edifício, a Ministra do Trabalho e Segurança Social ofereceu uma cadeira de rodas ao pensionista Hermenegildo Infante, num conjunto de nove a serem entregues à outros pensionistas com problemas de locomoção ao nivel da província de Manica.