Niassa – (27/05/2020) – A Delegação Provincial do INSS de Niassa iniciou o processo de distribuição de material de prevenção e combate à pandemia de Covid-19, constituído por máscaras, baldes e sabão.
Ao todo, serão distribuídas, ao nível daquela província, 21.000 máscaras que estão a ser confeccionadas por 30 alfaiates e modistas inscritos no Sistema de Segurança Social, através do regime dos Trabalhadores por Conta Própria (TCP), assim como 55 baldes e igual número de caixas de sabão.
O processo de entrega do referido material iniciou esta Terça-feira, na cidade de Lichinga, num acto que foi presidido pelo director provincial do Trabalho e Segurança Social, Benjamim Iombaiomba, que se fazia acompanhar do delegado provincial do INSS, Pedro Jambo.
Estiveram presentes no evento, a secretária provincial da Organização dos Trabalhadores de Moçambique (OTM), Celeste Sireia, o secretário provincial da Confederação dos Sindicatos Independentes e Livres de Moçambique (CONSILMO), Germano Saba, o presidente do Conselho Empresarial Provincial (CEP) de Niassa, Inocêncio Sotomane e o representante do presidente do Conselho Autárquico de Lichinga, Samilo Amade.
Na ocasião, o INSS procedeu à entrega de mil máscaras aos representantes dos movimentos sindical e empresarial e do Conselho Autárquico de Lichinga. A edilidade recebeu ainda baldes e sabão, que serão alocados em vários locais de maior aglomeração da população, como mercados e terminais de transportes públicos.
Na sua intervenção, o director provincial do Trabalho e Segurança Social referiu que o envolvimento dos TCP no fabrico de máscaras irá incentivá-los a continuar a contribuir para o Sistema de Segurança Social.
O representante do presidente do Conselho Autárquico de Lichinga agradeceu a iniciativa do INSS, tendo referido que o material irá contribuir significativamente para o combate à propagação ao novo Coronavírus.
A secretária provincial da OTM afirmou que o gesto do INSS vai aliviar o custo na aquisição de máscaras por parte dos trabalhadores e outras pessoas necessitadas.
O INSS em Niassa conta com um total de 3.306 contribuintes (empresas), 47.193 beneficiários (trabalhadores) e 2.061 TCP inscritos no Sistema de Segurança Social. Possui ainda 1.227 pensionistas, dos quais 281 por velhice, 16 por invalidez e 930 de sobrevivência.