Gaza – (10/03/2021) – 34 fazedores das artes e cultura, entre músicos, dançarinos, artistas plásticos, do distrito de Chibuto, na província de Gaza, foram, há dias, sensibilizados sobre a importância de se inscreverem e descontarem para o Sistema de Segurança Social.
A consciencialização daquele grupo de profissionais, surge no âmbito das acções que a Delegação Provincial do INSS de Gaza têm vindo a realizar, com vista a inscrevê-los no Sistema, como forma de garantirem a sua protecção social.
A palestra foi dirigida pela Chefe do Departamento Provincial de Seguro Social, Mariana Inhanzimo e contou com a participação dos representantes da área cultural do distrito, nomeadamente Naldo Adelino Tiago, dos serviços distritais de Educação, Juventude e Tecnologia e Zenoa Romeu Matlombe, do Conselho Autárquico do Chibuto.
Aqueles representantes culturais louvaram a iniciativa do INSS de sensibilizar aquele grupo-alvo, com vista a garantia da protecção social dos mesmos, tendo manifestado o seu apoio e colaboração à delegação distrital do INSS para a efectivação da inscrição e o pagamento das contribuições.
A Delegação Provincial de Gaza inscreveu, até Dezembro de 2020, 5.400 contribuintes (empresas), 81.571 beneficiários (trabalhadores) e 4.219 Trabalhadores por Conta Própria, onde estão integrados os fazedores das artes e cultura. Possui ainda 3.650 pensionistas, sendo 1.008 de velhice, 2.599 de sobrevivência e 43 por invalidez.