MINISTÉRIO DO TRABALHO E SEGURANÇA SOCIAL


Nampula – (17/03/2021) – O Presidente do Conselho de Administração (PCA) do INSS, Kabir Fahar Ibrahimo, encorajou os parceiros sociais, nomeadamente os empregadores e os sindicatos, a continuarem com a fé de que a economia voltará a registar melhor desempenho, após a actual fase desafiadora que o País e o mundo atravessa, devido à pandemia da Covid-19.

 

Kabir Ibrahimo mostrou tal optimismo durante os encontros que manteve com os dirigentes do Conselho Empresarial Provincial e dos Secretariados Provinciais da Organização dos Trabalhadores de Moçambique – Central Sindical (OTM-CS) e da Confederação dos Sindicatos Independentes e Livres de Moçambique (CONSILMO), no âmbito da visita de trabalho que realizou àquela província, com o objectivo de se inteirar do estágio do Sistema.

 

Segundo o PCA do INSS, os parceiros sociais, sobretudo os empregadores, têm feito um grande esforço, tanto na procura de novas abordagens para manter o negócio activo, como para manter os empregos, um gesto que, socialmente, considerou de louvável, uma vez que tal representa a verdadeira face do nosso empresariado.

 

Apontou a ininterrupta canalização das contribuições para o Sistema de Segurança Social, grosso modo, como sendo o outro gesto a considerar, porque, mesmo num contexto adverso, os empregadores conseguem pensar na pertinência dessas contribuições para manter o Sistema funcional e os trabalhadores assistidos sem sobressaltos.

 

Kabir Ibrahimo garantiu aos empregadores e aos trabalhadores que o INSS continuará a privilegiar o trabalho conjunto na procura de soluções de qualquer problema ou constrangimento, a bem do Sistema.

 

O PCA do INSS partilhou com os parceiros sociais a nova abordagem da instituição, face ao processo de informatização e modernização do Sistema, tendo ainda colhido sensibilidades e contribuições dos mesmos, com vista à melhoria dos serviços prestados pela instituição. Referiu que o Governo tem vindo a trabalhar com todos os actores do mercado, tendo em vista a busca de soluções e a minimização do impacto nefasto da pandemia na economia e para a protecção dos empregos.

 

O PCA do INSS esteve na Província de Nampula, de 13 a 16 de Março, tendo escalado, para além da capital provincial, os Distritos de Monapo, Ilha de Moçambique, Nacala-a-Velha e Nacala-Porto.

 

Na capital provincial, para além de ter sido recebido pelo Governador provincial, o Secretário de Estado, os parceiros sociais e a edilidade local, Kabir Ibrahimo manteve encontros com os órgãos da administração da justiça, com quem abordou a situação da dívida de alguns empregadores para com o Sistema. Visitou pensionistas e Trabalhadores por Conta Própria, tendo ainda reunido com os funcionários da Delegação Provincial do INSS de Nampula.

 

 

 


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Skip to content