MINISTÉRIO DO TRABALHO, GÉNERO E ACÇÃO SOCIAL


Província de Maputo – (13/04/2021) – A Directora de Seguro Social, Hermenegilda Maria Carlos, apela a necessidade de se melhorar continuamente o atendimento ao nível das delegações provinciais do INSS, como forma de servir cada vez mais e melhor os utentes do Sistema de Segurança Social.

 

A melhoria, segundo defende, passa em dotar os profissionais afectos aos sectores de atendimento, de conhecimentos técnicos que lhes possibilitem assumir um papel mediador privilegiado e decisivo entre a instituição e o utente.

 

“Na verdade, o técnico de atendimento deve, desde logo, pressupor que a sua actuação, o modo como comunica com o exterior, o tipo de informações que fornece, influenciam grandemente a qualidade da imagem do INSS perante o utente e a sociedade”, acrescentou.

 

Hermenegilda Maria Carlos fez este pronunciamento durante o seminário em matérias de atendimento realizado Sábado, 10 de Abril, em Namaacha, envolvendo os funcionários das Delegações Provinciais da Cidade e da Província de Maputo.

 

Considerou que o advento da informatização tornou a gestão do Sistema de Segurança Social mais rigorosa e transparente sendo possível encurtar o tempo de resposta aos utentes. Apesar dos avanços já registados, disse haver necessidade de se aprimorar mecanismos de atendimento.

 

O mau atendimento, tal como destacou, não só prejudica os utentes do Sistema que mensalmente descontam dos seus salários para uma velhice tranquila, mas também corrói a imagem da instituição que depende das contribuições desses trabalhadores e empregadores.

 

Encorajou as delegações provinciais a incentivarem a autoformação, bem como avançarem com planos de sucessão de quadros, de modo que todos os funcionários possam saber ser, saber estar e saber fazer, dentro das normas e procedimentos que informam sobre a Segurança Social obrigatória, em particular, e da administração pública, em geral.

 


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Skip to content