Sofala – (28/04/2021) – A Delegação Provincial do INSS de Sofala prontificou-se a ajudar o Conselho Autárquico da Beira na regularização dos seus trabalhadores que se encontram em situação não clarificada, do ponto de vista contributivo ou de inscrição no Sistema de Segurança Social.
O edil da Beira, Albano Carige António, que foi recebido, há dias, pelo delegado provincial do INSS em Sofala, Jaime Chicamisse, disse que a sua autárquia funciona com trabalhadores de diferentes contextos profissionais e de regimes contratuais, nomeadamente os do quadro de pessoal da instituição, os contratados e os sazonais.
No encontro, as duas partes comprometeram-se a criar uma equipa de trabalho, através de pontos focais, que irá aferir a situação real dos referidos trabalhadores.
A delegação provincial do INSS de Sofala manifestou ainda o interesse de trabalhar de forma articulada com o Município da Beira, no âmbito da mobilização e consciencialização dos trabalhadores que exercem as suas actividades no sector informal da economia, facto que foi prontamente acolhido, por parte da edilidade, que é conhecedora dos grupos-alvo e o seu espaço geográfico.
De referir que o INSS tem solicitado apoio, em todo o país, a diferentes autoridades locais, nomeadamente governamentais e municipais, visando a localização e mobilização de trabalhadores informais para a sua inscrição no Sistema de Segurança Social, que têm sido enquadrados no regime dos Trabalhadores por Conta Própria.