MINISTÉRIO DO TRABALHO E SEGURANÇA SOCIAL


Maputo – (08/05/2021) – O INSS está a desenvolver ao nível nacional actividades de divulgação do Sistema de Segurança Social e apoio social diverso aos pensionistas e seus familiares, caso da oferta do material de construção, produtos alimentícios e cadeiras de rodas.

 

 

As actividades levadas a cabo na semana de 3 a 9 de Maio, inserem-se no âmbito das festividades de 8 de Maio, dia Mundial da Segurança Social, que se assinala este Sábado. A data serve de reflexão sobre o papel dos sistemas de segurança social nos Países.

 

Ao nível dos serviços centrais, o Director Geral do INSS, Joaquim Moisés Siúta, participou em programas radiofónico e televisivo, onde foram abordados diversos aspectos relacionados com o Sistema de Segurança Social.

 

Na província de Nampula, a Directora de Seguro Social, Hermenegilda Maria Carlos, procedeu a entrega à chefe do posto administrativo de Namialo, no distrito de Meconta, Adelina Mocala, de produtos alimentícios, constituídos por farinha de milho, óleo alimentar, feijão manteiga e sabão, em apoio aos deslocados do conflito armado na província de Cabo Delgado.

 

Em Cabo Delgado, a delegação provincial do INSS ofereceu material de construção a três pensionistas vítimas do ciclone kenneth e das enxurradas ocorridas no anos de 2019 e 2020 na cidade de Pemba e no posto administrativo de Katapua, no distrito de chiúre. Ainda no âmbito do mesmo apoio, serão contemplados 10 pensionistas dos distritos de Mocimboa da Praia, Quissanga, Ibo e Macomia.

 

O material entregue, num acto dirigido pela Directora dos Serviços Provinciais do Trabalho e Justiça, Jorgina Manhique, é constituído por cimento, chapas de zinco, barrotes, portas, janelas, pregos, estacas e blocos.

 

Em Niassa, foram realizadas palestras de sensibilização e de divulgação do Regulamento de Segurança Social aos contribuintes e Trabalhadores por Conta Própria, bem assim como a oferta de cabaz aos pensionistas.

 

Na Cidade de Maputo, o INSS ofereceu 12 cadeiras de rodas a pensionistas, assim como proporcionou consultas de oftamologia aos que sofrem com problemas de vista. Nas Províncias de Maputo, Zambézia e Manica houve também a entrega de cadeiras de rodas aos pensionistas.

 

As palestras de sensibilização de contribuintes e trabalhadores que exercem actividades por conta própria foram também promovidas pelas Delegações Provinciais de Inhambane, Cidade de Maputo, Zambézia e Tete.

 

Em Tete, houve ainda a participação do delegado provincial do INSS, Daniel Manuel Simbanai, num debate radiofónico, em que participou um representante do movimento sindical, onde foram debatidas várias matérias ligadas ao Sistema de Segurança Social.

 

Em Manica, realizou-se uma capacitação de 30 jornalistas de diferentes órgãos de comunicação social em matérias de Segurança Social, como forma de muní-los de ferramentas que visem uma melhor abordagem informativa ou noticiosa em relação ao Sistema.

 

As Delegações Provinciais do INSS da Cidade de Maputo, Província de Maputo, Nampula e Inhambane ofereceram enxovais aos primeiros bebés nascidos no dia 8 de Maio.

 

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Skip to content