Maputo – (18/08/2021) – A Delegação do INSS da Cidade de Maputo e o Hospital Militar de Maputo assinaram esta Terça-feira, 17 de Agosto, um memorando de entendimento para a assistência aos pensionistas do Sistema de Segurança Social, com dificuldades de vista.
O memorando, que se insere no contexto da responsabilidade social do INSS, através do Programa de Acção Sanitária e Social, foi assinado pelo delegado do INSS na capital do país, Rui Esteves Guimarães, e por Amílcar Lameira, director do Hospital Militar de Maputo, cuja essência será a área de oftalmologia, através da facilitação de consultas aos pensionistas do Sistema que padecem de problemas visuais.
Pretende-se com o memorando melhorar a qualidade de vida e de condições condignas dos pensionistas do Sistema de Segurança Social vivendo com problemas relacionados com a vista.
Em Junho passado, recorde-se, 13 pensionistas beneficiaram de óculos de vista, adquiridos pela Delegação do INSS da Cidade de Maputo, após terem sido submetidos a consultas de oftalmologia no Hospital Militar de Maputo e os resultados terem comprovado que a sua visão carecia de meios auxiliares.
Ainda no quadro do Programa de Acção Sanitária e Social, está previsto que a Delegação do INSS da Cidade de Maputo assine um outro memorando de entendimento com o banco de óculos do mesmo hospital, gerido por uma entidade privada, para a aquisição de óculos de vista para os pensionistas, bem como para os funcionários do INSS e os seus familiares.
A Delegação do INSS na Cidade de Maputo conta, actualmente, com 33.024 pensionistas, dos quais 15.832 por velhice, 499 por invalidez e 16.693 de sobrevivência.