MINISTÉRIO DO TRABALHO E SEGURANÇA SOCIAL


Tete – (03/11/2021) – Pescadores artesanais e agentes económicos dos Distritos de Cahora Bassa e Mágoè, foram, há dias, consciencializados a inscreverem no Sistema de Segurança Social, como forma de garantirem a sua protecção social e das suas famílias.

 

O apelo foi feito pelo Delegado Provincial do INSS, Daniel Manuel Simbanai, durante a palestra que proferiu para 40 pescadores artesanais do Centro de Pesca de Sinthi, em Cahora Bassa, bem como no encontro que manteve com 11 agentes económicos da sede distrital de Mágoè.

 

Daniel Simbanai destacou, nos encontros, a necessidade dos pescadores e agentes económicos prepararem o seu futuro e dos seus dependentes, inscrevendo-se e canalizando as suas contribuições para o Sistema de Segurança Social, com o objectivo de garantir a subsistência nas situações de falta ou diminuição de capacidade para o trabalho, bem como dos familiares sobreviventes em caso de morte do trabalhador.

 

A palestra com os agentes económicos, foi antecedida do encontro de cortesia com as estruturas governativas de Mágoè, nomeadamente, o administrador distrital, Titos Vonduane Sitoe e secretário permanente, Marcolino Rocha, onde o delegado provincial do INSS pediu apoio e colaboração nas actividades levadas à cabo pela Segurança Social.

 

Daniel Simbanai deu a conhecer o interesse do INSS em se fazer representar em Mágoè, através da instalação de posto de atendimento ou representação distrital, devido às potencialidades existentes, tendo em conta que o distrito localiza-se na extensão da albufeira de Cahora Bassa.

 

Os governantes do distrito de Mágoè mostraram-se abertos para dar todo tipo de apoio e acham ser muito importante a aproximação dos serviços do INSS na sua área de jurisdição e prometeram mobilizar os agentes económicos a aderirem ao Sistema de Segurança Social.

 


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Skip to content