Tete – (22/11/2021) – Pescadores da localidade de Cazindira, no distrito de Mágoe, foram, há dias, sensibilizados a inscreverem no Sistema de Segurança Social, como forma de garantirem a sua protecção social.
A consciencialização daquele grupo˗alvo foi feita no quadro da sensibilização e exposição dos serviços da Segurança Social, realizado por ocasião do dia Mundial da pesca, assinalado no passado dia 21 de Novembro.
A Delegação Provincial do INSS de Tete conta actualmente com um cumulativo de 115 pescadores artesanais inscritos no regime de Trabalhadores por Conta Própria (TCP). Ainda no quadro das festividades do dia Mundial de Pesca, pescadores da praia de Muceliua, na localidade de Macuse, distrito de Namacurra, foram igualmente instados a inscreverem-se ao Sistema de Segurança Social.
A Delegação Provincial da Zambézia pretende abranger naquela região cerca de 100 pescadores artesanais que exercem actividade naquele local em regime de Trabalhadores por Conta Própria (TCP).
Actualmente, estão inscritos, ao nível da província da Zambézia, 3.866 TCP de diferentes categorias profissionais, com destaque para a actividade comercial, que abarca maior número de trabalhadores inscritos.