Sofala – (11/02/2022) – A Delegação Distrital do INSS de Búzi passa a contar com os serviços modernos, com a inauguração este Sábado, 12 de Fevereiro, de um novo edifício construído de raiz.
A inauguração do empreendimento será presidida pelo Chefe do Estado, Filipe Jacinto Nyusi, num acto que será testemunhado pela Ministra do Trabalho e Segurança Social, Margarida Adamugy Talapa, Secretária do Estado na Província de Sofala, Stela da Graça Pinto Novo Zeca, Governador Provincial, Lourenço Ferreira Bulha, membros do Conselho de Administração e da Direcção Geral do INSS, representantes dos parceiros sociais (entidades empregadoras e sindicatos) e dos pensionistas, entre outras individualidades do distrito de Búzi.
A infra-estrutura, localizada na sede do distrito do Búzi, foi construída com o objectivo de proporcionar atendimento condigno aos utentes do Sistema de Segurança Social, nomeadamente os beneficiários (trabalhadores), pensionistas e contribuintes (empresas). A delegação distrital do Buzi foi implantada no ano de 2008 e nos últimos tempos funcionava em instalações cedidas.
O edifício, erguido no quadro da política de desenvolvimento imobiliário do INSS, ocupa uma área de 362m² para o funcionamento dos serviços da delegação distrital do INSS, possuindo ainda um espaço para o arrendamento.
O projecto da delegação distrital de Búzi foi desenvolvido pelos técnicos do INSS e constitui um modelo semelhante ao dos edifícios implantados e em funcionamento nos distritos de Vilankulo, na Província de Inhambane; Marromeu, em Sofala; Cuamba, em Niassa; Montepuez, em Cabo Delgado; Monapo, em Nampula; KaMubukwana, na Cidade de Maputo; Manica, na província do mesmo nome, na Manhiça e Matutuine, na Província de Maputo e Cahora Bassa e Angónia na Província de Tete.
Em termos de inscrição, a delegação distrital de Búzi conta com um cumulativo, até Dezembro de 2021, de 715 contribuintes (empresas), 20.092 beneficiários (trabalhadores), incluindo os Trabalhadores por Conta Própria (TCP). Possui ainda 141 pensionistas, dos quais 73 por velhice, 65 de sobrevivência e 3 por invalidez.