Província de Maputo – (21/04/2022) – Os serviços da Segurança Social estão expostos no IV Fórum Nacional da Comercialização Agrícola, que decorre desde esta Quarta-feira, 20 de Abril, no espaço da FACIM, em Ricatlha, distrito de Marracuene.
O stand do INSS, montado no local, foi visitado pelo Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, que se fazia acompanhar pela Secretária de Estado na Província de Maputo, Vitória Dias Diogo. Na ocasião, o delegado do INSS da Província de Maputo, Paulo Sérgio Brito dos Santos, explicou que a presença do INSS enquadra-se nas acções de sensibilização e inscrição de mais trabalhadores no Sistema de Segurança Social.
Os serviços disponibilizados pelo INSS, contemplam, dentre várias actividades, a inscrição e a emissão de cartões de beneficiários, a realização da prova anual de vida dos pensionistas, o fornecimento da situação contributiva, o apoio no acesso a plataforma M-Contribuição (Minha Contribuição, Meu Beneficio), entre outras questões inerentes à Segurança Social. Os funcionários da delegação provincial do INSS distribuíram ainda folhetos contendo diversas informações sobre o Sistema.
Até Março de 2022, a Delegação Provincial do INSS de Maputo contava, em termos de inscrição, com 322.990 Trabalhadores por Conta de Outrem, 10.342 Trabalhadores por Conta Própria e 4.575 trabalhadores abrangidos pela Manutenção Voluntária no Sistema. Possui ainda 14.668 pensionistas.
O IV Fórum Nacional da Comercialização Agrícola, que decorrerá até Sábado, dia 23 de Abril de 2022, é organizado pelo Ministério da Indústria e Comércio, sendo que a abertura do evento coincidiu com a cerimónia oficial do lançamento da Campanha de Comercialização Agrícola 2022, presidida pelo Chefe de Estado.