Nampula – (17/07/2022) – A Ministra de Trabalho e Segurança Social, Margarida Adamugi Talapa, lançou este domingo, na vila sede do distrito de Malema, a primeira pedra para a construção da delegação distrital do INSS.
Trata-se de um empreendimento que vai ocupar uma área de 224.79 m², sendo implantado num terreno de 900 m². O mesmo vai assistir a mais de 100 contribuintes, 1.800 beneficiários, incluindo os Trabalhadores por Conta Própria (TCP), bem como mais 18 pensionistas de Malema-Sede e dos postos administrativos de Mutuali e Chuhulo.
Com a implantação dos serviços do INSS em Malema, a província de Nampula passará a contar com mais uma delegação distrital, para além das de Nacala, Angoche e Monapo e as representações distritais de Ribáuè e Eráti.
“Estamos certos que o distrito de Malema é merecedor deste empreendimento e encorajamos tanto o Conselho de Administração quanto a Direcção-Geral do INSS a continuar a empreender esforços com vista a criar melhores condições de atendimento aos utentes do nosso Sistema de Segurança Social em todo o território nacional”, disse Margarida Talapa.
A governante destacou que a construção da delegação distrital de Malema vai contribuir para a criação de mais postos de trabalho para a população residente naquele ponto do país, o que vai possibilitar, por sua vez, o aumento da renda de muitas famílias.
O Sistema de Segurança Social ao nível da província de Nampula abrange perto de 16.000 contribuintes, mais de 234.000 beneficiários, incluindo os TCP e mais de 8.500 pensionistas.
Ainda no distrito de Malema, Margarida Talapa fez a entrega, no âmbito do Programa de Acção Social e Sanitária, de 40 máquinas de costura, sementes para a horticultura (couve, repolho e alface), 60 motobombas de três polegadas e respectivas mangueiras, enxadas e pulverizadores de 16 litros.
Os apoios visam ajudar as populações a mitigar o impacto negativo do custo de vida no seio dos pensionistas e seus familiares, bem como dos TCP inscritos no Sistema de Segurança Social.