Sofala – (25/08/2022) – O INSS está a elaborar termos de referência que visem a melhoria e consolidação do Sistema de Informação de Segurança Social de Moçambique (SISSMO), criado no ano de 2011, no âmbito do projecto de modernização e informatização.
O trabalho decorre desde passada Segunda-feira, 22 de Agosto, na cidade da Beira, província de Sofala, envolvendo 41 técnicos do INSS, em representação das diferentes áreas dos serviços centrais e das delegações provinciais do INSS de Sofala, Nampula, Tete, Gaza, Inhambane e Maputo.
Com a duração de 5 dias, a formação visa munir, tal como destacou a directora do Seguro Social, Hermenegilda Maria Carlos, aos funcionários de ferramentas capazes de responder aos desafios da instituição, sobretudo na componente de elaboração de termos de referência para a melhoria e consolidação do SISSMO.
Com a implantação do SISSMO, recorde-se, os contribuintes, trabalhadores por conta própria (TCP) e aqueles que contribuem através da Manutenção Voluntária no Sistema (MVS), já não precisam mais de se deslocar ao INSS e enfrentar filas para entregar declarações, poupando assim o tempo e recursos.