Província de Maputo – (6/10/2022) – 14 jornalistas de diversos órgãos de informação foram capacitados, há dias, no distrito de Marracuene, em matéria de Segurança Social.
A capacitação, levada à cabo pela Delegação Provincial do INSS de Maputo, visava munir os profissionais de comunicação social em ferramentas para uma melhor abordagem informativa sobre matérias relativas ao Sistema de Segurança Social.
No encontro, orientado pelo delegado distrital do INSS de Marracuene, Amaral Menete, e que teve como facilitadores técnicos da instituição ao nivel da delegação provincial de Maputo, foram abordados, dentre vários temas, o Regulamento da Segurança Social Obrigatória e o funcionamento das plataformas SISSMO (Sistema de Informação da Segurança Social de Moçambique) e M-Contribuição (Minha Contribuição, Meu Benefício).
A acção de capacitação, que envolveu jornalistas de órgãos públicos, como Rádio Moçambique, Televisão de Moçambique e Instituto de Comunicação Social, esteve inserida no quadro das festividades de 18 de Setembro, dia da criação do Sistema de Segurança Social em Moçambique, que este ano completou 33 anos.
Falando à jornalistas, Amaral Menete destacou a importância da capacitação, na medida em que possibilitou socializar com a classe jornalística matérias relativas ao Sistema, como forma de permitir uma melhor interpretação e abordagem dos assuntos.
Os jornalistas mostraram-se satisfeitos com a capacitação, uma vez que, tal como defenderam, permitirá melhorar a abordagem de temas relacionados com a Segurança Social.