Maputo – (31/10/2022) – A Ministra do Trabalho e Segurança Social, Margarida Adamugi Talapa, mostrou-se confiante quanto ao cumprimento dos prazos preconizados para a conclusão das obras para a construção de infra-estruturas do INSS, na região norte do país, no quadro da melhoria das condições de trabalho e de atendimento aos utentes.
Após ter escalado, nos últimos dias, as regiões centro e norte do país, Margarida Talapa está confiante que os empreiteiros irão honrar o que está preconizado nos contratos assinados, a avaliar, não só pelas promessas e vontades renovadas, mas também pelo ritmo dos trabalhos em quase todas as obras para a construção das futuras instalações do INSS em diferentes províncias e distritos.
Não obstante esta reacção de optimismo, de ambos os lados, a titular da pasta do Trabalho e Segurança Social sublinhou ser importante que os empreiteiros trabalhem tendo em conta as condições climatéricas de cada região, para não comprometer o cumprimento dos referidos prazos.
Margarida Talapa escalou as províncias de Niassa e Nampula, na semana passada. No Niassa, onde esteve em visita de trabalho, lançou a primeira pedra para a construção do futuro edifício da delegação distrital do INSS do Lago, no município de Metangula, bem como visitou as obras das futuras instalações da delegação provincial do INSS no Niassa, no bairro de Massenger, município de Lichinga. Na província do Niassa, para além destas duas obras, estão em construção os postos de atendimento do INSS nos distritos de Mandimba e Marrupa, cuja conclusão está prevista para finais do ano em curso.
Já no contexto de monitoria das obras do INSS, em curso, a Ministra do Trabalho e Segurança Social escalou a cidade de Nampula, onde se inteirou do ritmo dos trabalhos da obra das futuras instalações da delegação provincial do INSS. Trata-se de uma infra-estrutura que está a ser erguida, de raiz, na zona de expansão da cidade, mais concretamente na zona onde infra-estruturas de diferentes instituições públicas estão a ser construídas.
Antes da sua deslocação ao norte, Margarida Talapa já tinha lançado, dias antes, a primeira pedra para a construção do futuro edifício da delegação distrital do INSS em Moatize, na província de Tete, dentro do mesmo contexto de aproximar os serviços prestados pela sua instituição aos utentes (trabalhadores, empregadores e o público em geral), bem como de melhoria das condições de trabalho dos funcionários.