Sofala – (27/01/2023) – Trabalhadores da Nectar Mozambique, uma empresa do ramo portuário, da cidade da Beira, estão satisfeitos com a plataforma M-Contribuição (Minha Contribuição, Meu Benefício), uma vez que os possibilita controlar a situação contributiva no Sistema de Segurança Social sem se deslocar aos serviços do INSS.
O contentamento foi manifestado esta Quarta-feira, 25 de Janeiro, durante a palestra que uma brigada da Delegação Provincial do INSS de Sofala promoveu para 42 trabalhadores daquela empresa, localizada no Porto da Beira, com o objectivo de sensibilizá-los sobre diversas matérias de Segurança Social Obrigatória.
No encontro, o INSS instou aos trabalhadores para recorrerem à plataforma M-Contribuição para aceder a situação contributiva e serviços prestados pelo INSS, sem precisarem de se deslocar aos balcões do INSS.
A plataforma M-Contribuição foi lançada no País, no ano de 2017, pelo Chefe do Estado, Filipe Jacinto Nyusi. Através deste mecanismo, os trabalhadores consultam a situação contributiva na Segurança Social a qualquer hora e lugar, de forma rápida, eficaz e segura, através de meios electrónicos de comunicação, nomeadamente, computador, Ipad e telefone.
A ferramenta permite ainda aos beneficiários elaborarem e fazer o acompanhamento dos diversos requerimentos submetidos ao INSS.