MINISTÉRIO DO TRABALHO E SEGURANÇA SOCIAL


Cabo Delgado – (31/03/2023) – Os pensionistas do INSS na Ilha do Ibo, província de Cabo Delgado, viram, esta Quarta-Feira, 29 de Março, a sua capacidade de produção de renda reforçada, com a recepção de diverso material de trabalho, adquirido pelo INSS.

 

 

A cerimónia de entrega foi feita na vila sede distrital do Ibo, pela Ministra do Trabalho e Segurança Social, Margarida Adamugi Talapa, no âmbito da sua visita iniciada na passada Segunda-feira e que terminou ontem, Quinta-feira, que a levou a escalar, igualmente, os distritos de Palma e Mocímboa da Praia.

Trata-se de 20 congeladores para a conservação de pescado e 10 máquinas de costura que foram entregues às associações locais que exercem as suas actividades nas respectivas áreas, visando o reforço da sua renda para melhorar a sua qualidade de vida e das suas famílias.

 

Para além de material de produção, Margarida Talapa entregou outro apoio a 160 famílias de pensionistas, composto por kits alimentares, nomeadamente arroz, açúcar, farinha de milho, massa esparguete e folha de chá.

Segundo a titular da pasta do Trabalho e Segurança Social, dirigindo-se aos presentes, que incluía o administrador do distrito, Issa Tarmamade, com aquele material os beneficiários estão em condições de alargar o seu horizonte de renda, através de aumento da produção e da produtividade e, consequentemente, estarão em condições de continuarem, para aqueles que são Trabalhadores por Conta Própria (TCP), a pagar, regularmente, as contribuições à Segurança Social.

 

O governo tem vindo a incentivar e a apoiar os TCP com vista a não pararem com os pagamentos ao sistema de Segurança Social, de forma a não comprometerem o seu futuro.

 

Em relação aos cabazes alimentares oferecidos aos pensionistas, no âmbito do Programa de Acção Sanitária e Social do INSS, Margarida Talapa disse que é preocupação do governo, sobretudo o seu sector, apoiá-los sempre que necessário, porque eles contribuíram durante a sua vida profissional activa para o sistema, merecendo, assim, esse reconhecimento. Para além destes produtos, a ministra ofereceu cinco bolas de futebol às equipas locais, numa perspectiva de ajudar os jovens a se afastarem de práticas negativas, durante os momentos em que não estão nos processos de produção.

 

 


Skip to content