MINISTÉRIO DO TRABALHO E SEGURANÇA SOCIAL


Província de Maputo – (04/04/2023) – 8 pescadores inscritos no regime de Trabalhadores por Conta Própria (TCP), do distrito da Manhiça e que foram vítimas das enxurradas do mês de Fevereiro, receberam congeladores e colmans para a geração de renda, no âmbito do Programa de Acção Sanitária e Social do INSS.

 

 

A entrega do material foi feita esta Segunda-feira, 3 de Abril, no distrito da Manhiça, província de Maputo, pelo respectivo governador provincial, Júlio José Parruque, num acto presenciado pela administradora do distrito da Manhiça, Maria Fernanda Moçambique Tonela, Presidente do Município da Manhiça, Luís Munguambe, TCP, entre várias individualidades.

 

Na sua intervenção, o governante destacou que o INSS não está apenas preocupado com a colecta de contribuições,  mas sim estimular a produção dos seus contribuintes (TCP), pelo que vale a pena contribuir para o Sistema de Segurança Social, com vista a garantir a protecção social.

 

O representante dos pescadores, Luís Sambo, visivelmente satisfeito, enalteceu o gesto do INSS, que permitirá aos visados continuarem a exercer as suas actividades, na medida em que nas últimas chuvas perderam todo o equipamento de trabalho.

 

Frisou ainda que os congeladores e colmans ajudarão na conservação do pescado para posterior venda, tendo garantido que os TCP contemplados canalizarão as contribuições ao Sistema de Segurança Social.

 

A oferta de kits para os TCP, que teve início no mês de Fevereiro no distrito da Matola, visa reanimar as actividades económicas dos trabalhadores que perderam os seus instrumentos de trabalho em consequência das enxurradas. O gesto será ainda replicado, nos próximos dias,  para os distritos de Magude e Moamba, totalizando 50 beneficiários.

 


Skip to content