Inhambane – (10/04/2023) – O Secretário de Estado na província de Inhambane, Amosse Macamo, efectuou, na passada Quinta-feira, 6 de Abril, uma visita de monitoria à obra onde estão a ser construídas as futuras instalações da Delegação provincial do INSS, localizadas na cidade de Maxixe, no quadro do périplo que está a realizar pelos distritos da província de Inhambane, para se inteirar do grau de cumprimento das actividades planificadas para o presente ano.
Na sua visita à obra da delegação provincial do INSS, na cidade de Maxixe, Amosse Macamo fez-se acompanhar pelo presidente do Conselho Autárquico de Maxixe, Fernando Bambo, e pela administradora distrital, Maria do Céu, para além de outros quadros. O Secretário de Estado em Inhambane mostrou-se satisfeito com o decurso das obras, ao saber que as mesmas já se encontram no nível de execução de 65%.
Trata-se de uma infra-estrutura que irá comportar dois pisos, que está a ser implantado numa área de 1.000 m², na cidade da Maxixe, cujas obras iniciaram em Julho do ano passado, esperando-se que com a conclusão possa permitir que os funcionários da delegação provincial do INSS possam trabalhar em condições condignas, bem como contribuir para um melhor atendimento aos cidadãos que procuram os seus serviços, ou seja os utentes do sistema e a sociedade em geral.
Não obstante a satisfação manifestada, sobretudo pelo rítmo e o nível de execução da empreitada, Amosse Macamo deixou algumas recomendações ao empreiteiro, sobretudo quanto à utilização da mão-de-obra local. Nesta fase, a obra conta com 78 trabalhadores, todos eles já inscritos na segurança social, para além de ter pedido à empresa que está a construir o edifício no sentido de garantir o cumprimento do prazo dos 15 meses estabelecidos no contrato.
Actualmente, de referir, a delegação provincial do INSS de Inhambane conta com um acumulado de 7.940 contribuintes (empresas), 103.589 beneficiários (trabalhadores), 4.239 trabalhadores por conta própria (TCP) e outros 2.394 no sub-sistema de manutenção voluntária no sistema (MVS). Conta, ainda, com um total de 4.275 pensionistas, dos quais 1.900 são de velhice, 58 por invalidez e 2.317 pensionistas de sobrevivência.