MINISTÉRIO DO TRABALHO E SEGURANÇA SOCIAL


Gaza – (17/04/2023) – Um grupo de trabalhadores, com deficiência, que exercem as suas actividades por conta própria, vulgos TCP, na província de Gaza, viu reforçada a sua capacidade de produção de renda, com a entrega de um apoio constituido por kits de refrigeração, congeladores e colmans, adquiridos pelo Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), no âmbito do Programa de Acção Sanitária e Social da instituição.

 

 

Trata-se de um grupo de 5 beneficiários do sistema de segurança social que vêm se destacando no cumprimento das suas obrigações contributivas, mesmo em momentos de pandemia, cujo apoio tem por objectivo reforçar a sua capacidade de produção de renda e, assim, continuar, sem sobressaltos, com o cumprimento das suas obrigações, dado que a geração de renda é a sua principal fonte para o pagamento das contribuições ao sistema de segurança social.

A entrega do material de trabalho aos cinco trabalhadores, três dos quais com deficiência, aconteceu à margem da cerimónia de lançamento da campanha de inscrição de trabalhadores por conta própria, ao nível daquela província do sul do país, na passada Quarta-feira, que decorreu na cidade de Xai-Xai, dirigida pelo director dos Serviços Provinciais de Justiça e Trabalho, Alexandre Machanguana.

Discursando na ocasião, Alexandre Machanguana apelou aos seleccionados nesta iniciativa encorajadora do INSS para a necessidade de aumentarem a sua capacidade contributiva (o valor de contribuições ), bem como ao pagamento regular ao sistema, como forma de melhorar a renda. Ainda de acordo com o dirigente, o gesto do INSS visa catapultar a renda e melhorar o negócio, que é a base de sustento e, quiçá, que permite a regularidade no cumprimento das suas obrigações contributivas.

Machanguana destacou, igualmente, aproveitando a ocasião, a necessidade de sensibilizar e inscrever os médicos tradicionais e catadores de lixo e sucatas no sistema de segurança social, por considerar uma classe trabalhadora que tanto precisa de entrar nele, muitos deles sem informação ou educação em matéria de protecção social, minando o seu futuro e dos seus familiares, em casos de redução da capacidade para o trabalho, da velhice, assim como dos familiares em caso de morte.

Trata-se de um exemplo de superação por parte dos trabalhadores em causa, vendedores a retalho que, mesmo com a sua condição, cumprem com os seus deveres, em que se destaca um com 248 meses pagos de contribuição e outro que tem contribuições pagas de Dezembro de 2015 até Junho do ano em curso, isto é, um pagamento feito adiantadamente.

Por sua vez, os beneficiários, três dos quais são pessoas com deficiencia, manifestaram a sua maior gratidão pelo gesto encorajador e motivador do Governo, o qual chamaram de surpresa agradável, dizendo que irá melhorar o ambiente dos seus negócios.

Estiveram presentes na cerimónia de lançamento da campanha de inscrição de TCP em Gaza, para além do INSS e dos parceiros sociais (empregadores e trabalhadores), diferentes entidades governamentais e da sociedade civil.

 


Skip to content