MINISTÉRIO DO TRABALHO E SEGURANÇA SOCIAL


Sofala – (20/04/2023) – Já arrancaram, na passada Sexta-feira, 14 de Abril, as obras para a construção de um posto de atendimento do INSS no distrito de Caia, província de Sofala, na região centro do país, cuja duração será de quatro meses.

 

 

Trata-se de uma infra-estrutura que passará a albergar todos os serviços da delegação distrital do INSS em Caia, um dos distritos que precisava de instalações próprias para o seu funcionamento e, com a conclusão, espera-se que a instituição deixe de depender de espaços arrendados, maximizando, assim, a sua preocupação quanto à assistência dos utentes do Sistema.

 

A cerimónia de lançamento da primeira pedra, bem como o respectivo arranque das obras foi dirigida pelo Secretário Permanente do distrito de Caia, Zacarias Cherene Jofre, a qual foi testemunhada, para além dos dirigentes e quadros do INSS, por membros do governo distrital, contribuintes, beneficiários, pensionistas e as autoridades tradicionais residentes em Caia. Discursando na ocasião, Zacarias Jofre chamou o acto de um marco histórico para a região, ora em níveis encorajadores de crescimento sócio-económico e outros.

 

O futuro edifício terá compartimentos e condições que garantirão o atendimento condigno dos utentes do Sistema, sendo que o mesmo irá assistir mais de 249 contribuintes (empresas), 4.196 beneficiários (Trabalhadores por Conta de Outrem) e 125 Trabalhadores por Conta Própria (TCP).

 

A construção de postos de atendimento aos utentes do Sistema da Segurança Social Obrigatória, gerido pelo INSS, está a acontecer um pouco por todo o país, com o objectivo de facilitar o atendimento ao público das zonas ou locais onde os serviços da instituição ainda não se encontrem estabelecidos, em termos de instalações.

 

Nesse contexto, o INSS adoptou a construção de um modelo de postos de atendimentos mais adequado para a necessidade concreta, que compreende um conjunto de infra-estruturas e serviços adjacentes, e não apenas uma casa, compreendendo o próprio edifício principal, que leva um acabamento em mármore e alumínio, um tecto falso, um muro de vedação, uma pavimentação, jardim no pátio, para além de uma guarita, um portão com uma cerca eléctrica e um alpendre para viaturas.

 

Para além destes componentes, o modelo conta, ainda, com um furo de água, com o respectivo suporte e tanques, um depósito subterrâneo, um sistema de vídeo vigilância e um gerador eléctrico próprio, assim como duas casas de banho, sendo uma interna e outra externa. Nota-se, ainda, no custo total da construção de cada posto de atendimento, a instalação da rede de base de dados do SISSMO (Sistema de Informação da Segurança Social de Moçambique).

 


 

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