MINISTÉRIO DO TRABALHO E SEGURANÇA SOCIAL


Província de Maputo – (30/05/2023) – O posto administrativo de Xinavane, no distrito de Manhiça, província de Maputo, já conta com um posto de atendimento, uma infra-estrutura de raiz, inaugurada esta Segunda feira pela Ministra do Trabalho e Segurança Social, Margarida Adamugi Talapa.

 

O edifício, com 51.00 metros quadrados, foi erguido num terreno com uma área de 300 metros quadrados. Para além do edifício, a infra-estrutura compreende uma guarita, reservatório de água de 2.500 litros, alpendre de estacionamento de viaturas de 24 metros quadrados, vedação eléctrica, gerador de emergência com capacidade de 13KVA.

 

O Posto de Atendimento do INSS de Xinavane vai servir a 183 contribuintes (entidades empregadoras), 8.248 Trabalhadores e 258 trabalhadores por Conta Própria e 1.600 pensionistas, entre os de sobrevivência, velhice e invalidez.

 

O acto inaugural foi testemunhado pelo Governador da Província de Maputo, Júlio Parruque; administradora do distrito da Manhiça, Maria Fernanda Moçambique Tonela; Presidente do Conselho Municipal de Manhiça, Luís Munguambe, entre outras individualidades.

 

Falando na ocasião, a Ministra do Trabalho e Segurança Social lembrou que o Sistema de Segurança Social, gerido pelo INSS, é de base contributiva tendo, por isso, exortado para a necessidade da canalização regular das contribuições ao Sistema.

 

“Apelamos aos empregadores a canalizar os descontos feitos aos salários dos seus trabalhadores e também aos Trabalhadores por Conta Própria a canalizar ao Sistema as respectivas contribuições”, disse.

 

Margarida Talapa exortou ainda aos funcionários do INSS e aos utentes daquele edifício para que se esforcem na sua conservação. “Esperamos que esta infra-estrutura seja melhor conservada, por forma a dignificar o investimento feito”, destacou.

 

 


Skip to content