Tete – (17/06/2023) – O Posto de Atendimento do INSS em Nhamayabué, distrito de Mutarara, um empreendimento construído de raiz, foi inaugurado na manhā deste Sábado, pelo Vice-Ministro do Trabalho e Segurança Social, Rolinho Manuel Farnela.
A infra-estrutura inaugurada, localizada no centro da vila municipal de Nhamayabué, irá proporcionar atendimento condigno aos utentes do Sistema de Segurança Social, nomeadamente contribuintes, beneficiários e pensionistas.
O posto de atendimento, erguido num terreno de 300 m2 e com área de edifício de 51m2, é o primeiro a ser inaugurado a nível da província de Tete e possui todas as condições exigidas para o tipo de empreitada, com vista a prestar melhores serviços aos utentes do Sistema ao nível daquela região do País.
A infra-estrutura irá assistir, para além do distrito de Mutarara, o vizinho distrito de Dôa. Mutarara conta com 87 contribuintes, 2. 557 beneficiários 34 TCP e 4 pensionistas.
Estão ainda em construção, ao nível da província de Tete, os postos de atendimento em Songo, distrito de Cahora Bassa e no Furancungo, sede do distrito de Macanga, havendo projecções para se erguer, nos próximos tempos, os edifícios dos postos de atendimento de Chiuta e Changara.
Intervindo no acto de inauguração o Vice-Ministro do Trabalho e Segurança Social referiu que a infra-estrutura vai criar uma outra dinâmica no distrito, em termos de atendimento aos utentes do Sistema e na criação de condições de trabalho aos funcionários.
Rolinho Manuel Farnela apelou para a necessidade de uma melhor conservação do edifício, de forma a valorizar-se o investimento feito, fruto de contribuições provenientes, com muito esforço, dos trabalhadores e empregadores.
Em termos de representatividade, o INSS em Tete está instalado, para além da cidade capital, onde funciona a delegação provincial, nos distritos, através das delegações distritais de Angónia, Cahora Bassa e Moatize, neste último distrito ainda em construção.
Com a inauguração das instalações do INSS de Nhamayabué, passam para seis os postos de atendimento já inaugurados, sendo KaTembe e KaNyaca, na cidade de Maputo, Marrupa, na província do Niassa, Xinavane, na província de Maputo e Namialo, em Nampula.