MINISTÉRIO DO TRABALHO E SEGURANÇA SOCIAL


Nampula – (16/06/2023) – O Presidente do Conselho de Administração (PCA) do INSS, Kabir Fahar Ibrahimo, instou os gestores da instituição na província de Nampula a fazerem maior aproveitamento das infra-estruturas existentes e as que vão sendo construídas naquela região do norte do país, incluindo as do extinto Nosso Banco, de modo a rentabilizar os investimentos e, assim, melhorar a arrecadação de mais receitas.

De visita àquela província, esta semana, Kabir Ibrahimo escalou, para além da cidade capital, Nampula, os distritos de Monapo, Ilha de Moçambique, Angoche e Ilha de Moçambique, onde acompanhou de perto os trabalhos em curso nas obras de construção da delegação provincial do INSS, na cidade de Nampula, bem como das delegações distritais de Malema e de Ribáué. Na ilha de Moçambique, mais concretamente no Posto Administrativo de Lumbo, o PCA do INSS visitou as obras de construção do futuro Posto de Atendimento, enquanto em Angoche e Monapo visitou os espaços já concedidos pelas estruturas locais para o efeito.

Ainda de acordo com Kabir  Ibrahimo, o conjunto de infra-estruturas do INSS na província de Nampula, e não só, como também as de outras províncias, exigem uma gestão patrimonial virada para o mercado, em que os investimentos que a instituição está a realizar no ramo imobiliário tragam retornos, bem como valor acrescido para a instituição multiplicar as suas fontes de receita, tendo em vista o cumprimento das suas obrigações sociais, nomeadamente o pagamento das prestações previstas pelo Sistema de Segurança Social.

Nessa perspectiva, o PCA do INSS adiantou que o futuro edifício que está a ser erguido na zona nobre de expansão na cidade de Nampula, que albergará a delegação provincial, deve ser bem aproveitado, porque, para além de acolher todos os serviços da delegação, estão previstos espaços para ceder a terceiros. Tal, segundo o PCA do INSS, exige um exercício estratégico com vista a encontrar potenciais clientes, sem esperar pelo fim das obras, que estão a caminhar para o fim.

No encontro com os representantes dos parceiros sociais, designadamente a CTA, a OTM-CS e a CONSILMO, o PCA do INSS fez saber que a sua instituição está implementar a estratégia de infra-estruturas em todo o país, com o intuito de aproximar os serviços aos utentes do Sistema da Segurança Social, nomeadamente os pensionistas, contribuintes (empresas) e beneficiários (trabalhadores), bem como reduzir os custos de arrendamento para albergar os seus serviços.

Na ocasião, pediu, igualmente, apoio aos participantes no sentido aderirem à campanha nacional em curso, de inscrição de Trabalhadores por Conta Própria (TCP) e Agentes do Estado, para além de ter formulado um convite para que os parceiros, que na verdade são gestores do Sistema, visitem os espaços para arrendamento de escritórios no edifício em construção para a delegação provincial do INSS, assim como os imóveis do extinto Nosso Banco e o complexo residencial Mulala, este último composto por 12 casas do tipo 2, equipadas, na praia Fernão Veloso, distrito de Nacala-Porto.

Na reunião geral com os funcionários da delegação provincial, o PCA do INSS destacou os desafios da instituição, que passam pelo melhoramento e consolidação do sistema de segurança social, a expansão no âmbito pessoal e territorial, bem como o processo de desligamento de funcionários, em curso.

Antes, o PCA do INSS já tinha sido recebido pelo governador da província de Nampula e pelo Secretário de Estado na mesma província.

 


Skip to content