Província de Maputo – (19/06/2023) – A Directora de Seguro Social, Hermenegilda Maria Carlos, destacou a necessidade de o INSS discutir e alinhar os Termos de Referência (TOR) e os modelos de negócios para garantir uma melhor execução do trabalho de melhoria do Sistema de Informação de Segurança Social de Moçambique (SISSMO), a ser desenvolvido com os consultores da empresa brasileira Integral Sistemas.
A Directora de Seguro Social fez o pronunciamento durante a abertura do retiro para a revisão do SISSMO, esta Segunda-feira, na localidade da Ponta do Ouro, distrito de Matutuine, província de Maputo, encontro que junta 70 participantes, entre quadros do INSS do nível central e provincial e consultores da empresa Integral Sistemas.
Hermenegilda Maria Carlos recordou que o retiro acontece depois de vários encontros já realizados visando harmonizar os procedimentos do funcionamento do SISSMO. Acrescentou que, para além de se discutir os TOR do SISSMO, cada unidade orgânica irá partilhar o levantamento das propostas de modelos de negócio das funcionalidades a serem melhoradas ou criadas para permitir a socialização das matérias com os consultores.
A integral Sistemas é a empresa, que a par da Topodwn, esteve envolvida no desenho e na implantação do SISSMO e, para dar seguimento aos trabalhos de melhoria do sistema informático, o INSS decidiu recontratar os seus serviços.
Do trabalho a ser realizado pelos consultores, espera-se, segundo destacou a Directora de Seguro Social, a melhoria, a correcção e o aprimoramento das funcionalidades desenvolvidas nas fases I e II; o desenvolvimento de novas funcionalidades ao abrigo dos TOR e a avaliação, redefinição e adequação da infra-estrutura do INSS ajustada as actuais necessidades do mundo tecnológico.
Consta ainda do trabalho a ser realizado, a indução e formação dos funcionários do INSS em conformidade com as melhorias a serem efectuadas e a passagem de conhecimentos técnicos e práticos em todas as fases de execução aos funcionários da institução, de modo a garantir o funcionamento e manutenção do sistema.
A Directora de Seguro Social desejou maior abertura por parte dos consultores no trabalho a ser realizado e que a transmissão de conhecimentos contribua para alavancar o processo de consolidação do SISSMO, na perspectiva de melhor servir o povo moçambicano, em particular os utentes do Sistema de Segurança Social.
Por seu turno, o representante de consultores da empresa Integral Sistemas, Ronald Sekkel, intervindo durante o acto, agradeceu a Direcção-Geral por ter recontratado a sua empresa, tendo referido que a sua equipa está a disposição do INSS para colher sugestões para o desenvolvimento das novas funcionalidades e melhoria geral do SISSMO.