MINISTÉRIO DO TRABALHO E SEGURANÇA SOCIAL


Província de Maputo – (18/07/2023) – A Directora de Seguro Social, Hermenegilda Maria Carlos, defende que o treinamento e reciclagem dos técnicos em matéria de planificação deve continuar a ser o principal caminho para tornar a missão do INSS efectiva.

 

Pela dinâmica institucional, segundo acrescentou, há muitos aspectos que foram surgindo no que concerne aos procedimentos, metodologias e técnicas de trabalho, com destaque na elaboração dos planos sectoriais e sua operacionalização, bem como os planos individuais e instrumentos de monitoria.

Hermenegilda Maria Carlos fez este pronunciamento durante a abertura da 3ª Reunião Técnica de Planificação, que se realiza na localidade de Macaneta, distrito de Marracuene, província de Maputo, que junta 40 participantes, entre técnicos dos serviços centrais e das delegações provinciais.

 

Com a realização da reunião, cuja duração será de quatro dias, pretende-se, segundo referiu a dirigente, elevar e conferir competências técnicas aos participantes em matéria de planificação, na elaboração de indicadores de planos (entrada, produtos, resultados e de impacto), elaboração de indicadores de protecção social, operacionalização e monitoria de planos e ainda na elaboração de relatórios de actividades e de petições, bem como a colecta e tratamento de dados estatísticos.

Por seu turno, o gestor de programa de Protecção Social da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Moçambique, Ruben Vicent, saudou o INSS pelos esforços que tem envidado em contar com ferramentas de planificação adequadas aos desafios e metas da instituição, assim como dispor de estatísticas cada vez mais fiáveis e robustas, que possibilitem a tomada de decisões com base em evidências.

 

“Para melhor servir, continuar a crescer e permitir que cada vez mais trabalhadoras e trabalhadores moçambicanos, tanto TCO como TCP, possam ver materializado o seu direito a protecção social, para aproximar os serviços do cidadão e melhorar a eficiência na gestão, tanto na arrecadação de contribuições como na prestação de serviços, torna-se fundamental contar com sólidos instrumentos de planificação, alimentados regularmente por dados fiáveis e relevantes“, acrescentou.

 

Serão analisados durante a reunião, temas sobre os procedimentos para elaboração de indicadores de planos (entrada, produtos, resultados e de impacto) e de protecção social; os procedimentos para orçamentação de actividades e procedimento na operacionalização do Plano Estratégico do INSS (2023-2027) para os planos anuais.
Fazem ainda parte dos temas a serem discutidos, a consolidação dos procedimentos de extracção e preenchimento do modelo de petições e desenho do modelo do negócio do Departamento de Planificação e Estatística.

 

O evento conta com a participação dos parceiros da OIT.

 

 

 


Skip to content