MINISTÉRIO DO TRABALHO, GÉNERO E ACÇÃO SOCIAL


Manica – (9/08/2023) – O distrito de Mossurize conta desde esta Quarta-feira com um posto de atendimento do INSS, construído de raiz, no âmbito da expansão dos serviços da Segurança Social visando proporcionar atendimento condigno aos utentes.

 

O posto de atendimento, erguido no terreno com 300m2 e com uma área de 51m2, foi inaugurado em Espungabera, vila sede do distrito de Mossurize, pelo Secretário do Estado na província de Manica, Stefan Dick Kassotche Mphiri, num acto testemunhado pela Directora de Seguro Social, Hermenegilda Maria Carlos, pelas estruturas administrativas do distrito de Mossurize e representantes de parceiros sociais, nomeadamente entidades empregadoras e sindicatos.

 

O Secretário do Estado apelou para a necessidade de conservação e valorização permanente das instalações. ”Cultivem o princípio da manutenção regular para evitar as grandes reabilitações e trazendo ónus ao Estado”, desejou.

 

Stefan Dick Kassotche Mphiri manifestou o desejo de a infra-estrutura contribuir para a massificação de adesão ao Sistema de Segurança Social, por parte de empresas e os seus trabalhadores, bem como os Trabalhadores por Conta  Própria (TCP) que devem ser inscritos e canalizarem as contribuições, como garantia de acesso às prestações pagas pelo INSS, bem assim garantir a sua protecção social e a dos seus familiares.

 

O governante apelou os TCP e agentes de estado a aderirem a campanha de inscrição em curso ao nível nacional desde o dia 6 de Abrill.

 

Intervindo durante o acto inaugural, em representação da Direcção-Geral do INSS, a Directora de Seguro Social, Hermenegilda Maria Carlos, destacou que a criação de melhores condições de atendimento aos utentes do Sistema de Segurança Social é uma das apostas do INSS, tendo manifestado o comprometimento da instituição em continuar a adoptar medidas com vista a servir cada vez mais e melhor os verdadeiros donos do Sistema de Segurança Social.

 

O posto de atendimento de Mossurize irá servir 452 contribuintes (entidades empregadoras), 1.921 beneficiários (Trabalhadores por Conta de Outrem), 142 TCP e 44 pensionistas, entre os de velhice, invalidez e por sobrevivência.

 

Para além de Mossurize, o INSS já construiu e inaugurou outros seis postos de atendimento em KaNyaka, kaTembe, na Cidade de Maputo; Marrupa, em Niassa; Xinavane, na província de Maputo; Namialo, em Nampula e Nhamayabué, na província de Tete.

 

Em termos de representatividade territorial, o INSS na Província de Manica, para além da cidade de Chimoio, onde funciona a delegação provincial, está representado em Mossurize e nos distritos de Manica, Barué, Gondola e Machaze, onde, nestes últimos dois distritos, estão igualmente em construção postos de atendimento.

 

Em Manica, o INSS conta com 10.754 contribuintes, 159.748 beneficiários, 2.543 TCP, assim como 6.815 pensionistas, entre os de velhice, sobrevivência epor invalidez.

 


Skip to content