Cabo Delgado – (15/08/2023) – Os jornalistas da província de Cabo Delgado estão preparados a concorrer ao Prémio Nacional em Jornalismo em Segurança Social Obrigatória (PNJSSO), uma iniciativa que este ano vai na sua terceira edição, com o objectivo de reconhecer o papel exercido pelos profissionais de comunicação social.
Esta determinação foi transmitida esta Segunda-feira, 14 de Agosto, na cidade de Pemba, durante o encontro de divulgação do Regulamento do PNJSSO, a mais de 30 profissionais de comunicação social em representação de vários órgãos de comunicação social daquela parcela do País.
O PNJSSO é uma iniciativa levada a cabo pelo Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Sindicato Nacional de Jornalistas (SNJ).
No evento, o Chefe do Departamento Provincial do Seguro Social, Ossumane Cheia, em representação do delegado provincial, referiu que o INSS decidiu instituir o PNJSSO em reconhecimento ao papel mobilizador, informativo e educativo para a sociedade exercido pelos órgãos de informação, tendo encorajado os jornalistas a concorrerem ao prémio.
O encontro serviu ainda para partilhar com os participantes os instrumentos normativos, como é o caso do Regulamento de Segurança Social Obrigatória, aprovado pelo Decreto 51/2017, de 09 de Outubro, assim como o Decreto 42/2022, de 17 de Agosto, relativo ao perdão de multas e redução de juros de mora para a Província de Cabo Delgado, como forma de aliviar as empresas que foram afectados pelos actos de terrorismo e que neste momento estão a reerguer-se.