MINISTÉRIO DO TRABALHO E SEGURANÇA SOCIAL


Inhambane – (30/08/2023) – O distrito de Massinga, situado na parte central da província de Inhambane, conta desde esta Quarta-feira com um posto de atendimento do INSS, construído de raiz, no âmbito da expansão dos serviços aos utentes do Sistema de Segurança Social.

O empreendimento, inaugurado pelo Secretário de Estado na província de Inhambane, Amosse Macamo, vai assegurar a assistência aos utentes do Sistema de Segurança Social de dois distritos pertencentes à delegação provincial do INSS em Inhambane, nomeadamente Massinga e Funhalouro.

Discursando no acto, o Secretário de Estado na província de Inhambane disse que a inauguração daquele posto de atendimento do INSS em Massingaresulta da aposta do governo, visando aproximar, cada vez mais, os serviços públicos junto dos cidadãos, tal como está preconizado no Programa Quinquenal do Governo (PQG) – 2020/2024, no que diz respeito, especificamente, ao INSS, sendo como um dos pilares “expandir a cobertura no âmbito pessoal da Segurança Social e garantir a sua sustentabilidade”, cujo mecanismo visa alcançar o bem-estar social dos cidadãos, sobretudo, os utentes do Sistema.

Amosse Macamo disse, ainda, que  a infra-estrutura vai criar uma outra dinâmica no distrito da Massinga, bem como no de Funhalouro, em termos de atendimento aos utentes do Sistema, nomeadamente os contribuintes, pensionistas, beneficiários e a sociedade em geral, assim como garantirá as melhores condições de trabalho dos funcionários.

O governante chamou atenção aos funcionários o fato de aquela infra-estrutura hoje nascer espelhando a limpeza e a higiene, como tem sido característica das instalações do INSS, daí que, deverão manter tais características, permanentemente, de modo a conferir dignidade aos funcionários assim como aos utentes do sistema no distrito.

O INSS no distrito de Massinga, que assiste também o distrito de Funhalouro, já conta inscritos 732 contribuintes (empresas), 8.964 beneficiários (trabalhadores), 1.019 trabalhadores por conta própria (TCP) e 412 pensionistas, sendo que destes, há a destacar 151 por velhice, 4 por invalidez e 257 de sobrevivência.

Importar salientar que, para além do crescimento infra-estrutural, a modernização da segurança social obrigatória, particularmente no que tange à informatização geral dos seus serviços, com o objectivo de aproximar os serviços aos utentes, também afigura-se como uma prioridade do governo na criação de condições que permitam uma maior celeridade no atendimento aos beneficiários e aos contribuintes, que são, na verdade, os donos do Sistema gerido pelo INSS.


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