Província de Maputo – (04/09/2023) – 5.370 utentes foram atendidos no Stand do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) durante a 58ª edição da Feira Agro-pecuária, Comercial e Industrial de Moçambique (FACIM), que terminou este fim-de-semana.
Durante os dias que decorreu o evento em Ricatla, distrito de Marracuene, província de Maputo, os visitantes que foram atendidos pelos técnicos do INSS, apresentaram diversas questões sobre o Sistema de Segurança Social.
Como resultado da procura pelos serviços da Segurança Social, a equipa do INSS emitiu no local, 553 cartões de beneficiários (trabalhadores), tendo ainda inscrito 160 Trabalhadores por Conta Própria (TCP) e agentes do Estado. Ainda durante a feira, um utente requereu a pensão por velhice, que foi fixada pelo INSS no mesmo dia.
O INSS esteve presente no pavilhão Matchedje, onde colocou à disposição dos visitantes os serviços do Sistema de Informação de Segurança Social de Moçambique (SISSMO), na componente de inscrição e consulta de dados dos contribuintes (empresas), beneficiários (trabalhadores) e TCP.
Estiveram ainda disponíveis no local, entre outros serviços, a emissão de cartões de beneficiários, prova de vida para os pernsionistas, esclarecimentos sobre a dívida de contribuições e celebração de acordos de amortização, assim como a distribuição de folhetos contendo informações sobre os diversos serviços prestados pelo INSS.
De referir que o stand do INSS foi visitado, no primeiro dia da feira, pelo Chefe do Estado, Filipe Jacinto Nyusi, que, congratulou a instituição pela expansão dos serviços em todo o País.
“Estão presentes em todo o pais, em muitos locais e estou satisfeito. Estão bem organizados, vocês estão muito bem”, disse na ocasião o Presidente da República.