Cabo Delgado – (12/10/2023) – A Ministra da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, Helena Mateus Kida, elogiou o INSS pelo esforço que tem vindo a fazer na expansão territorial e na disponibilização dos seus serviços ao público utente mais distante, promovendo, assim, a justiça social.
O reconhecimento da titular da pasta da Justiça foi feito na semana passada, na cidade de Pemba, após visitar o stand do INSS na exposição alusiva a 4 de Outubro, Dia da Paz, organizada pelo governo da província de Cabo Delgado, que decorreu sob o lema “Orando por um Cabo Delgado livre da insurgência ”, e que tinha como objectivo promover a união do povo.
Eventos do género têm servido para o INSS massificar a inscrição de novos contribuintes e beneficiários no sistema de segurança social, sobretudo pelo facto de na ocasião apresentar-se oportuna para inscrever aqueles empreendedores e outros grupos sócio-económicos que não têm tido tempo para o fazer, por diversas razões, entre as quais a da natureza do negócio ou o contexto geográfico em que se encontram inseridos.
A governante, que esteve a trabalhar naquela nortenha província do país, recebeu explicação sobre o funcionamento do sistema gerido pelo INSS e a sua modernização, com destaque para o processo de pagamento electrónico de guias, nomeadamente a via M-Pesa, bem como os serviços expostos pelo INSS na referida exposição.
Helena Mateus Kida exteriorizou a sua satisfação pelo facto de o INSS ter estado a inovar-se em diferentes vertentes, simplificando muitos procedimentos e levando os seus serviços até perto dos seus utentes. Antes de sair do stand, a ministra apelou aos expositores e aos agentes do Estado que ainda não estejam em nenhum sistema a aderirem à segurança social, como forma de garantirem a sua subsistência e dos seus dependentes, principalmente nas situações de falta ou diminuição da capacidade para o trabalho, bem como para usufruir dos benefícios que o mesmo oferece aos seus inscritos, incluindo pensionistas.