Província de Maputo – (17/10/2023) – 68 técnicos do INSS, afectos nas diferentes áreas de atendimento público de relações públicas, provenientes das delegações provinciais das regiões norte, centro e sul do país, estão a ser capacitados, de 16 a 20 de Outubro corrente, na localidade da Ponta D’Ouro, Posto Administrativo de Zitundo, Distrito de Matutuine, na Província de Maputo, em matérias relacionadas com o atendimento público e relações públicas (RP).
Trata-se de um ciclo de formações que vem decorrendo na instituição, visando a harmonização institucional sobre atendimento público modernizado, em todas as delegações provinciais do INSS, com o intuito de elevar o nível de prestação de serviços, tendo como enfoque a satisfação plena dos utentes do sistema.
É expectativa da instituição, segundo Sónia Fausto da Silva, chefe de Departamento Jurídico do INSS, que procedeu à abertura da capacitação, em representação da Direcção-Geral, que esta formação possa permitir harmonizar e consolidar as ferramentas já contidas no seio dos funcionários, de modo a criar coesão nos processos de trabalho sobre estes temas, razão pela qual poderá abranger cerca de 275 funcionários a nível nacional, divididos em cinco grupos, sendo este o primeiro e os seguintes a serem contemplados ainda este ano.
Na ocasião, a chefe do Departamento Jurídico do INSS frisou que matérias sobre o atendimento e as relações públicas para os funcionários do INSS têm muita relevância, na medida em que há actualização constante das práticas sobre o atendimento de excelência ao público, de modo a estabelecer um ambiente de relacionamento saudável, interno e externo.
Para Paulo Sérgio Brito dos Santos, delegado provincial do INSS em Maputo, a capacitação em curso foi a forma encontrada para responder às exigências institucionais e do mercado, pois a está consciente de que o desenvolvimento e o crescimento institucional somente se faz com técnicos devidamente capacitados e munidos de melhores ferramentas que possam responder aos desafios actuais e futuros.
Com a modernização tecnológica e geral introduzida no INSS, os funcionários têm sido chamados à atenção ao facto de sempre pautarem pela melhoria do seu desempenho e da qualidade no atendimento ao público utente do sistema, e não só, mas também elevar o nível de satisfação destes. Isto porque a imagem da instituição mede-se pelo nível de satisfação dos utentes do sistema e da sociedade em geral.
Nessa perspectiva, o INSS tem defendido que a melhoria, cada vez mais, do atendimento ao público utente do sistema de Segurança Social Obrigatória, por si gerido, é uma exigência do sector, não apenas por ser a razão da existência do sistema, mas também uma componente permanente na sua estratégia.