MINISTÉRIO DO TRABALHO E SEGURANÇA SOCIAL


O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, inaugurou nesta Quarta-feira, 1 de Novembro do ano em curso, na cidade da Beira, província de Sofala, o edifício da delegação provincial do INSS, uma infraestrutura construída de raiz, no âmbito da materialização do Programa Quinquenal do Governo (PQG) 2020-2024, que visa a aproximação dos serviços públicos ao cidadão.

Trata-se de um edifício, de dois pisos, com uma área de 1031,00 m² e implantado num terreno de 18.690,00 m². A infraestrutura possui ainda um centro de conferências com 230 m², um reservatório de água com capacidade de 35.000 litros e um gerador de emergência de 250KVAS.


O Presidente da República, discursando no acto, destacou a expansão do Sistema de Segurança Social e construção de infraestruturas visando proporcionar melhor atendimento aos seus utentes.


“Mais do que agregar entidades empregadoras, trabalhadores e pensionistas, o INSS deve se reinventar e redobrar a sua actuação para responder com afinco necessário e em tempo útil as preocupações dos trabalhadores”, exortou.


Filipe Nyusi instou, por outro lado, os empregadores e os Trabalhadores por Conta Própria (TCP) a canalizarem regularmente as contribuições, de modo a assegurar o pagamento dos benefícios que o Sistema de Segurança Social concede.


Como desafios, o estadista destacou a necessidade do INSS aprimorar, com rigor, o atendimento ao público e os mecanismos de recuperação da dívida de contribuições junto das entidades empregadoras devedoras, incitou, ainda, a instituição á continuar com o processo de inscrição de trabalhadores moçambicanos no estrangeiro.


A Delegação Provincial do INSS de Sofala, conta actualmente com um total de 16.051 contribuintes (entidades empregadoras), 313.421 beneficiários (Trabalhadores por Conta de Outrem), 5.513 Trabalhadores por Conta Própria (TCP) e 13.946 pensionistas.


Skip to content