MINISTÉRIO DO TRABALHO E SEGURANÇA SOCIAL


Técnicos de diferentes áreas, num total de 59, representando todas as três regiões do país, que lidam no seu dia-a-dia com o público, no Instituto Nacional da Segurança Social (INSS), estão a ser capacitados em métodos modernos de atendimento, no quadro da estratégia da instituição que visa dotar todos os intervenientes no referido processo de ferramentas que os ajudem a interagir, com eficiência e satisfação com os utentes do sistema de segurança social.

A capacitação, que decorre desde esta Segunda-feira, em Bilene, província de Gaza, e com a duração de cinco dias, não se cingirá apenas nos aspectos modernos, como também na consolidação dos actuais, tendo em conta os resultados já conseguidos, tal como se referiu Sónia Fausto da Silva, Chefe de Departamento Jurídico do INSS, que procedeu à abertura da capacitação, em representação da Direcção-Geral da instituição.

Segundo Sónia da Silva, a acção formativa em referência é uma grande oportunidade para os quadros abrangidos se actualizarem, em termos profissionais. Aliás, é também uma prioridade dentro do INSS com estas iniciativas, que visam uma formação contínua, de modo a criar harmonia nos processos de trabalho e encontrar mecanismos conjuntos para enfrentar os desafios impostos no âmbito do funcionamento do sistema, particularmente no esclarecimento dos fenómenos emergentes ao público utente.

Razão pela qual, disse, o curso que decorre em Bilene, que aborda as áreas de atendimento e de relações públicas, é de grande importância, na medida em que após o qual permitirá fazer uma  actualização de procedimentos e atitudes dos visados, do ponto de vista de atendimento ao público, garantindo uma relação de excelência  e de qualidade, particularmente com este, bem como do público, em geral.

Esta estratégia do sector consiste em ministrar cursos contínuos de capacitação aos seus funcionários, com o objectivo de melhorar a prestação de serviços, tendo como destaque o domínio das normas e a padronização de procedimentos em todas as unidades orgânicas do INSS, para o caso vertente a área do atendimento ao público, que, no global, abrangerá um total de 275 funcionários do INSS, a nível nacional, sendo que o último, abarcando outros funcionários, decorrerá na localidade de Macaneta, distrito de Marracuene, província de Maputo, entre os dias 13 e 17 do mês em curso.


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