MINISTÉRIO DO TRABALHO E SEGURANÇA SOCIAL


Maputo – (29/11/2023) – O Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) procede, esta Quinta-feira, 30 de Novembro, à entrega de prémios aos concorrentes vencedores da 3ª Edição do Prémio Nacional de Jornalismo em Segurança Social Obrigatória (PNJSSO-2023), numa cerimónia nacional que contará com a presença de parceiros sociais e de cooperação, contribuintes, beneficiários, bem como de profissionais da comunicação social e familiares.

A cerimónia para a premiação dos melhores trabalhos jornalísticos apurados pelo júri terá lugar no Indy Village, na cidade de Maputo, pelas 10:00 horas, cujo concurso contou com a participação de profissionais da comunicação social de todo o país. A iniciativa do INSS conta com a parceria do Sindicato Nacional de Jornalistas (SNJ) e o apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Os concorrentes ao prémio estiveram subdivididos em três categorias, nomeadamente a Imprensa, Rádio e Televisão. Ao primeiro classificado de cada categoria caberá um cheque de 150.000,00 meticais, mais um computador laptop e um diploma de honra, o segundo classificado de cada categoria receberá um cheque de 100 mil meticais, mais um computador laptop e um diploma de honra. Os que ficarem em terceiro lugar, de cada categoria, levarão para casa um cheque de 50 mil meticais, mais um tablet e um diploma de honra.

De recordar que o Prémio foi lançado, pela primeira vez na história do sistema de segurança social obrigatória do país, gerido pelo INSS, pela ministra do Trabalho e Segurança Social, Margarida Adamugi Talapa, em Julho do ano de 2021. A institucionalização do prémio visa reconhecer e encorajar aos órgãos de informação, particularmente os jornalistas, para a prática de jornalismo em matérias da segurança social, dado o papel informativo, educativo e mobilizador que exercem na sociedade.

De salientar que, para esta edição, concorreram 35 trabalhos jornalísticos.


Skip to content