Tete – (04/03/2024) – Jornalistas de diferentes órgãos de comunicação social da província de Tete, participaram, há dias, num encontro realizado na delegação provincial do INSS naquele ponto do país, onde se inteiraram do Prémio Nacional de Jornalismo em Segurança Social Obrigatória (PNJSSO), que no presente ano vai na sua quarta edição.
O encontro com jornalistas, foi dirigido pelo chefe do Departamento de Seguro Social na Delegação Provincial do INSS de Tete, Isaac Elias António Camphinda, em representação do delegado provincial.
Na sua intervenção, Camphinda sublinhou o papel de jornalistas na mobilização e educação da sociedade, sobretudo, na difusão de conteúdos sobre o Sistema de Segurança Social, o que resultou na institucionalização, no ano de 2021, do PNJSSO, tendo saudado a participação dos jornalistas da província de Tete, na edição passada, onde conquistaram dois prémios nas categorias de televisão e rádio.
Por seu turno, o representante do Secretariado Provincial dos Jornalistas ao nível da província de Tete, António Chimundo, saudou a iniciativa do INSS, tendo destacado a motivação que existe no seio da classe pelos prémios que a província amealhou na edição passada. Apelou aos presentes a concorrerem em massa de modo que os primeiros prémios, em todas categorias, sejam ganhos pela Província de Tete.
Refira-se que na edição do PNJSSO realizada em 2023, o jornalista Amarildo Romão, da Delegação da Televisão de Moçambique, conquistou o segundo lugar na categoria de televisão, enquanto que Deolinda Matavele, do Emissor Provincial da Rádio Moçambique, ficou na terceira posição na categoria de rádio. Ao jornalista António Chimundo, do Diário de Moçambique, coube menção honrosa na categoria de imprensa escrita.