Zambézia – (09/03/2024) – A população do distrito de Milange, província da Zambézia, conta, desde esta Sexta-feira, 8 de Março, com novas instalações onde passam a funcionar os serviços da Segurança Social, cuja cerimónia de inauguração foi dirigida pelo Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, no quadro da visita efectuada àquela região que faz fronteira com a República do Malawi.
Trata-se de um edifício moderno de um piso, construído de raiz ao longo da rua da administração, que é a principal da vila, num terreno de 900 m2 e com uma área de 224,79 m², cujas obras duraram 17 meses.
As novas instalações passam albergar a delegação distrital do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) de Milange, que até ontem funcionava num dos compartimentos cedido, desde o ano de 2009, pela administração do distrito de Milange.
O empreendimento ora inaugurado pelo Chefe de Estado faz parte do novo modelo de edifício que o INSS está a construir, em todo o país, para o funcionamento de todos os serviços das delegações distritais. Neste contexto, já foram inaugurados, pelo Chefe de Estado, os edifícios onde funcionam as delegações distritais de Metuge, em Cabo Delgado, Namaacha, na província de Maputo, Moatize, em Tete, bem em Malema, na província de Nampula.
A entrada em funcionamento do edifício, esta Sexta-feira, traz um significado especial para os utentes do Sistema de Segurança Social no distrito de Milange, mais concretamente os contribuintes (entidades empregadoras), os beneficiários (trabalhadores) e pensionistas, dado que passam a dispor de melhores condições de atendimento, bem como de trabalho para os funcionários da delegação distrital. O distrito de Milange, segundo o presidente da República, conheceu um crescimento de 4 a 3 vezes mais, respectivamente, no período compreendido entre o ano de 2015 e Fevereiro do ano em curso, onde os contribuintes passaram de 279 para 1.109 e de 2.018 para 5.871 em relação aos beneficiários.
Para além de Milange, esta delegação distrital atende, igualmente, os utentes do recém criado distrito de Molumbo, que dista a 100 km da vila sede municipal de Milange.
Discursando na ocasião, Filipe Nyusi apontou a entrada em funcionamento daquelas instalações como o testemunho do esforço empreendido pelo seu governo, de prover e aproximar os serviços públicos para toda a população moçambicana.
Neste desiderato, Nyusi sublinhou a importância de manter útil a infra-estrutura ora presenteada à população de Milange, que passa por inscrever mais contribuintes e trabalhadores no Sistema, rentabilizando o investimento. Ainda de acordo com o Chefe de Estado, os funcionários daquela delegação distrital devem preservar o edifício, acarinhar e facilitar o público utente dos seus serviços, para estes dizerem que valeu a pena a criação das condições.
A massificação da inscrição dos Trabalhadores por Conta Própria (TCP) é o outro desafio deixado por Filipe Nyusi aos gestores do INSS, bem como a construção de confiança do Sistema, apesar de, até aqui, e segundo o chefe de Estado, não haver reclamações.
Filipe Nyusi instou o INSS a estimular a transição dos trabalhadores informais para formais, enquanto à edilidade de Milange apelou a fazer uma prospecção das potencialidades existentes, como forma de atrair mais investimentos e, com isso, também fortificar o Sistema de Segurança Social.
Para terminar, o chefe de Estado agradeceu a todos os envolvidos na construção do edifício e enalteceu a liderança do Ministério do Trabalho e Segurança Social, bem como do INSS, pela entrega na expansão dos serviços da Segurança Social pelo território nacional.
Para o governador da Zambézia, Pio Matos, assim como a representante dos pensionistas naquela província, Maria de Lurdes Luceu Fonseca, a entrada em funcionamento daquele edifício irá aliviar os utentes da região, uma vez que as condições agora criadas irão, consequentemente, acelerar o processo de atendimento de que procura pelos serviços.