Manica – (02/05/2024) – A delegação provincial do INSS e a Agro Incubadora de Manica estiveram reunidos, há dias, na cidade de Chimoio, no âmbito de um esforço conjunto visando a inscrição de um grupo de cerca de 400 empreendedores desta agremiação sedeada naquela província do centro do país no sistema de segurança social obrigatório.
Agro Manica está a implementar um programa que visa a incubação integrada de empreendedores, inovação e o desenvolvimento económico sustentável da província de Manica, razão pela qual pretende levar, desde cedo, os empreendedores ao sistema de segurança social, como forma de preparar o futuro social dos seus associados.
Foi nesse contexto que a delegada provincial do INSS em Manica, Flor Bela Chibique, reuniu com os representantes da agremiação, num encontro que serviu para a apresentação dos objectivos estratégicos do programa em referência, que será lançado na primeira quinzena de Maio do ano em curso, e que prevê a inscrição de 400 novos empreendedores no sistema de segurança social na província, até ao final de 2024, sendo que, segundo avançou o representante da Agro Incubadora, Abdul Ismail, na fase inicial, serão inscritos cerca de 200 membros, até ao próximo mês de Junho.
É intenção dos gestores do programa, ainda de acordo com a fonte, a promoção de uma consciência que leve os empreendedores a uma cultura socialmente responsável, numa prática de cidadania, a começar pela preparação do seu futuro social, através da inscrição e o pagamento regular das suas contribuições à segurança social.
A Agro Incubadora pretende, igualmente, apresentar ao INSS, regularmente, o banco de dados dos seus colaboradores, com vista à sua adesão ao sistema e realizar palestras, capacitações, mesas redondas, campanhas de formalização, workshop e debates radiofónicos. A delegação provincial do INSS em Manica enalteceu a iniciativa, tendo avançado com a necessidade de assinatura de um memorando de entendimento, com vista à sua materialização.