O Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) no distrito de Mandimba, província nortenha do Niassa, conta, desde Sexta-feira, 13 de Setembro do ano em curso, com instalações próprias, com a inauguração do Posto de Atendimento, construído de raíz, no âmbito da expansão territorial e aproximação dos serviços prestados pela instituição aos utentes.
Trata-se de um edifício erguido numa área de 51m², englobando um conjunto de infra-estruturas, incluindo um tanque com reservatório de água com a capacidade de 2.500 litros e um grupo gerador eléctrico de 13,00KVA.
A cerimónia de inauguração do edifício foi presidida pela Secretária do Estado na Província do Niassa, Lina Maria Silva Portugal, tendo, ainda, contado com a presença do administrador do distrito de Mandimba, Emídio Xavier, representantes dos parceiros sociais, nomeadamente do Conselho Empresarial Provincial (CEP), da Organização dos Trabalhadores de Moçambique – Central Sindical (OTM-CS) e da Confederação dos Sindicatos Independentes e Livres de Moçambique (CONSILMO), dos líderes comunitários, pensionistas e população local.
Intervindo no acto, a Secretária do Estado na Província do Niassa destacou a importância daquela infra-estrutura para a população do distrito, sobretudos dos utentes do Sistema de Segurança Social.
“Com esta infra-estrutura esperamos a massificação da adesão ao Sistema de Segurança Social em Mandimba por parte das empresas e dos seus trabalhadores, bem como dos trabalhadores por conta própria que devem ser inscritos e que devem canalizar as contribuições, como grarantia de acesso às prestações pagas pelo INSS, bem como garantir a sua protecção social para o futuro”, sublinhou.
O Posto de Atendimento inaugurado em Mandimba, passa, igualmente, a assistir o distrido de Ngauma.
Actualmente, o distrito de Mandimba conta com 335 contribuintes, 5.807 beneficiarios, 168 trabalhadores por conta própria e 11 pensionistas, entre os de velhice, invalidez e sobrevivência.