A população do distrito de Magude, na Província de Maputo, ganhou um novo edifício do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), construído de raiz, com a inauguração, esta Segunda-feira, 16 de Setembro, onde passa a funcionar a delegação distrital.
A inauguração da infra-estrutura foi feita pelo Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, no âmbito da visita de trabalho àquele distrito situado a norte da província de Maputo.
Com o novo edificio, os utentes do Sistema de Segurança Social, nomeadamente os contribuintes (entidades empregadoras), beneficiários (trabalhadores) e os pensionistas de Magude, passam a beneficiar de um atendimento condigno e de qualidade.
O edifício, de um piso, foi construído num terreno de 600 m2 e com uma área de 224,76 m², cujas obras duraram 6 meses e com um custo total de perto de 21 milhões de meticais.
O empreendimento faz parte do modelo de edifícios resilientes que o INSS está a construir para o funcionamento dos serviços das delegações distritais. Neste contexto, já foram inaugurados, igualmente pelo chefe de Estado, os edifícios onde funcionam as delegações distritais de Metuge, em Cabo Delgado, que foi o primeiro, de Namaacha, na província de Maputo, Moatize, em Tete, Malema, na província de Nampula, Milange, na província da Zambézia e Nhamatanda, na província de Sofala.
O edifício, hoje inaugurado em Magude, comporta uma área de atendimento, sala de reuniões, sala do delegado distrital, arquivo, servidor, copa, anexo com 30,20 m², guarita, um reservatório de água com a capacidade para 6.000 litros, um gerador eléctrico de emergência de 25,00 KVAS, entre outros serviços.
No seu discurso por ocasião da inauguração do edifício, o Presidente da República destacou o salto qualitativo e quantitativo, no respeitante ao número de contribuintes e beneficiários inscritos que o distrito está a conhecer e as potencialidades existentes em diversas actividades económicas, sobretudo no ramo agro-pecuária.
Falando do alargamento da cobertura do Sistema de Segurança Social na Província de Maputo, Filipe Nyusi apontou que, em 2015, estavam inscritos no Sistema, 6.559 contribuintes, sendo que até ao primeiro semestre do ano em curso, contava com 20.226, o que representa um crescimento em 208,37%.
Quanto aos beneficiários (trabalhadores), disse que existiam 228.655, em 2015, sendo que até ao período em referência contava com 512.393, representando uma subida em 124,09%.
Relativamente aos pensionistas, disse que em 2015, existiam 7.608, enquanto que para o primeiro semestre eram 18.442, o que representa um crescimento em 142,40%.
Em termos de cobertura territorial, prosseguiu Nyusi, o INSS na provincia de Maputo conta com 7 delegações distritais e 2 postos de atendimento.
O estadista moçambicano assinalou a existência, no distrito de Magude, de 294 contribuintes, 9.117 beneficiários, 114 TCP e 316 pensionistas, entre os de velhice, invalidez e sobrevivência.
A terminar o seu discurso, Filipe Nyusi apelou aos utentes do Sistema de Segurança Social e à sociedade em geral para o uso racional e a boa conservação das instalações wue acabava de inaugurar.